Geral
Para sociólogo, MS precisa ser mais industrializado
Paulo Cabral ressalta que MS avançou na saúde e na educação, mas precisa de novos campos industriais
Segunda-feira, 11 Outubro de 2021 - 08:32 | Thays Schneider

Mato Grosso do Sul é um Estado jovem, que completa 44 anos nesta segunda-feira, 11 de outubro. Em 1977, o Presidente-General Ernesto Geisel assinou um documento decretando a emancipação político-administrativa do Estado de Mato Grosso. A data foi reconhecida como a divisão entre MT e MS. O Estado guarda grandes histórias a serem contadas ainda.
O sociólogo e historiador Paulo Cabral ,de 72 anos , que há meio século percorre as historias de Mato Grosso do Sul fez uma avaliação do estado sul-mato-grossense, pontuando momentos que foram relevantes para a população. " Na primeira década, o Estado teve um forte impacto por que a criação do Estado foi uma poderosa atração de população de outras partes do Brasil. A partir de 1990 continua uma corrente migratória com menor intensidade, tivemos um desenvolvimento demográfico superior a média nacional", afirmou.
Ainda de acordo com sociólogo e historiador, o Estado oferece qualidade de vida considerável, mas alguns pontos precisam ser mudados na visão de Paulo Cabral. " Nosso Estado tem aspectos consideráveis positivos e negativos. A questão de crescimento de empresas, Mato Grosso do Sul ainda tem pouca industrialização na última década houve um polo produtor de celulose, mas só isso não basta", explicou.
Quanto o sistema de saúde, Paulo Cabral reconhece que Mato Grosso do Sul avançou muito. " Claro que o SUS precisa de mais estrutura, mas, o Sistema Único de Saúde do Estado está bem estruturado, basta ter financiamento para avançar ", reforçou. No quesito educação, o Estado possui três grandes universidades que proporcionam estudo de qualidade aos estudantes. A presença das faculdades, no Estado é muito positivo, ensinando nossos alunos e preparando grandes profissionais para o futuro", revelou.
Mato Grosso do Sul é um Estado rico em história, culturas e tradições. O Estado é conhecido por ser constituído por povos migratórios como paraguaios, japoneses, libaneses e italianos que escolheram MS como lar.
Últimas Notícias
- Amplavisão - 15:09 Tetas demais: aí a conta não fecha, por Manoel Afonso
- Campo Grande - 15:00 Sejuv promove “Prêmio Jovem do Ano” durante a Cidade da Juventude
- Rede MS - 14:50 Rede 360 discute transplante de órgãos em MS
- Boletim de ocorrência - 14:30 Mulher tem casa e pertences furtados em Nova Andradina
- São Gabriel D´Oeste - 14:00 Capotamento mata um e fere três na rodovia MS-430
- Ciência - 13:52 Dois pesquisadores de MS entram na lista dos mais influentes do mundo
- Entretenimento - 13:26 Promoção de cinema por R$12 continua na UCI do Bosque dos Ipês
- Arte - 13:00 Mostra de dança Cerrado Abierto estreia na Capital com entrada gratuita
- Meio Ambiente - 12:18 Estudo aponta que financiamento climático no Brasil é desigual
- Moda - 11:47 MS Fashion Week 2025 muda de endereço e será realizado na Casa de Cultura