Geral
MS recebe 1ª remessa de vacinas Pfizer Baby contra a Covid-19
Serão entregues 15 mil doses do imunizante; municípios poderão retirar na Vigilância Epidemiológica
Quinta-feira, 10 Novembro de 2022 - 14:50 | Redação

O Governo de Mato Grosso do Sul recebe do Ministério da Saúde, nesta sexta-feira (11), às 7h15, no Aeroporto Internacional de Campo Grande, a primeira remessa de vacinas contra a Covid-19 da Pfizer-BioNTech, destinada a crianças de seis meses a dois anos, 11 meses e 29 dias, com comorbidades. Serão 15 mil doses do imunizante entregues ao Estado. Os municípios poderão fazer a retirada na Coordenadoria Estadual de Vigilância Epidemiológica (CEVE).
Segundo o secretário de Estado de Saúde, Flávio Britto, os pais precisam levar as crianças para se vacinar. “A vacina será entregue na Coordenadoria Estadual de Vigilância Epidemiológica e ficará disponível para os municípios fazerem a retirada deste imunizante. Para nós, isto significa uma tranquilidade em saber que as nossas crianças de seis meses a dois anos com comorbidades poderão ser imunizadas. Então, não deixem de levar seus filhos até uma unidade de saúde ou ponto de vacinação indicado pelo seu município”, diz.
A coordenadora estadual de Vigilância Epidemiológica da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Ana Paula Rezende de Oliveira Goldfinger, explica que o esquema de vacinação primário será composto por três doses. “Então, será assim: D1 e D2, que deve ser administrada com quatro semanas de intervalo, seguida por uma terceira dose, que deve ser administrada por pelo menos oito semanas após a aplicação da segunda dose para esta faixa etária”, informa.
A Pfizer Baby é indicada para crianças com as seguintes comorbidades: Diabetes mellitus, Pneumopatias crônicas graves, Hipertensão Arterial Resistente (HAR), Hipertensão arterial estágio 3, Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo, Doenças cardiovasculares, Doenças neurológicas crônicas, Doença renal crônica, Imunocomprometidos, Hemoglobinopatias graves, Obesidade mórbida, Síndrome de Down e Cirrose hepática. É necessário fazer a comprovação da condição de saúde da criança na sala de vacinação.
Estima-se que a população total de crianças nesta faixa etária em Mato Grosso do Sul, com ou sem comorbidades, seja de 105.998, sendo 20.654 de seis meses a 11 meses; 41.308 de um ano; e 44.036 de dois anos.
Histórico - No dia 16 de setembro deste ano, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou a ampliação de uso da vacina Pfizer para imunização contra Covid-19 em crianças entre seis meses e quatro anos de idade.
Para esta avaliação, o órgão contou com a consulta e o acompanhamento de um grupo de especialistas, que teve acesso aos dados dos estudos e resultados apresentados pelo laboratório. As informações avaliadas indicam que a vacina é segura e eficaz para crianças entre seis meses e dois anos, 11 meses e 29 dias, com comorbidades.
Últimas Notícias
- Cultura - 15:32 Fundtur-MS lança agenda por um turismo acessível e inclusivo em Rio Verde
- Paraíso das Águas - 15:09 Proprietário deve indenizar em R$ 912 mil trabalhadores por tráfico
- UEMS - 14:45 Startup de MS transforma produtividade agrícola com fungos do Pantanal
- Oportunidades - 14:05 Prefeitura da Capital convoca assistentes de educação infantil
- Ponta Porã - 13:50 Por posse ilegal de arma, homem é preso em ponto de venda de drogas
- Saúde - 13:35 Cidades terão atendimento noturno em unidades de saúde; confira a lista
- Transporte - 13:00 Rodoviária receberá 21 mil viajantes no feriado prolongado
- Polícia - 12:10 Dupla presa com armas de fogo sem registro ou autorização
- Interior - 11:52 Jovem é esfaqueado com canivete após discussão com a esposa em MS
- Esporte - 11:32 Três Lagoas abre inscrições para campeonatos de basquetebol e voleibol