Geral
MS leva mais de 100 atletas às Paralimpíadas Escolares 2024
A edição deste ano registrou recorde de inscritos, com mais de 2 mil participantes
Quarta-feira, 27 Novembro de 2024 - 09:00 | Redação

Mato Grosso do Sul está representado por 101 atletas nas Paralimpíadas Escolares 2024, consolidando-se como a quinta maior delegação da competição. O evento acontece no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo (SP), e é organizado pelo CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro). A participação do estado é coordenada pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura).
A cerimônia de abertura foi realizada ontem (26), e as competições ocorrem de quarta (27) a sexta-feira (29).
O maior evento esportivo inclusivo do mundo
As Paralimpíadas Escolares são reconhecidas como o maior evento esportivo global voltado para crianças e jovens com deficiência. A edição deste ano registrou recorde de inscritos, com mais de 2 mil participantes de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Desde sua criação, em 2006, o evento tem sido um marco para a inclusão e o desenvolvimento esportivo de jovens paratletas.
Competição em 13 modalidades
Os atletas competirão em 13 modalidades: atletismo, basquete em cadeira de rodas, badminton, bocha, futebol de cegos, futebol PC, goalball, halterofilismo, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.
O atletismo é a modalidade com maior número de inscritos, somando mil competidores. Em seguida, aparecem a natação (323), bocha (156), tênis de mesa (103) e badminton (102). Pela primeira vez, foram realizadas seletivas estaduais em três modalidades – atletismo, natação e bocha – dentro do Meeting Paralímpico Loterias Caixa, que percorreu todo o país no primeiro semestre promovendo competições de alto rendimento.
Destaques e metas de Mato Grosso do Sul
O secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, ressaltou a relevância do evento para a inclusão social e o fortalecimento do esporte no estado.
"As Paralimpíadas Escolares mostram como o esporte pode transformar vidas, promovendo inclusão e desenvolvimento pessoal e social. Mato Grosso do Sul tem avançado significativamente, e estamos muito orgulhosos de apoiar nossos atletas, que são verdadeiros exemplos de superação e determinação."
Leandro Fonseca, diretor de Excelência e Capacitação Esportiva da Fundesporte, destacou o progresso da delegação e as metas para a edição de 2024.
"Nossa expectativa é alta. No ano passado, alcançamos a quinta posição, e o objetivo agora é manter-nos entre os cinco melhores do Brasil. Expandimos nossa participação de sete para nove modalidades, com a estreia no goalball e no halterofilismo, evidenciando nosso crescimento no esporte paralímpico."
Veja Também
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Gerson Claro (PP), declarou ponto facultativo na sexta-feira (2 de maio), dia ...
Últimas Notícias
- Projeto de lei - 18:10 Escolas e unidades de saúde deverão comunicar sobre violência virtual
- “Cevar não é Legal” - 17:50 Operação da PMA orienta motoristas em blitz educativa no indubrasil
- Meio Ambiente - 17:15 Curso gratuito da Defesa Civil capacita 100 voluntários em Três Lagoas
- Poder Legislativo - 16:53 Assembleia Legislativa declara ponto facultativo o dia 2 de Maio
- Poder Judiciário - 16:15 TJMS estabelece novas regras para credenciamento de leiloeiros e corretores
- Educação - 15:40 Inscrições para o Encceja 2025 terminam nesta sexta-feira
- Evento - 15:13 Campo Grande sedia 3º Congresso de Cidades Digitais e Inteligentes
- Polícia - 14:32 PM prende quatro pessoas por roubos de fios de cobre da Suzano
- Agropecuária - 14:12 Declaração semestral dos rebanhos começa na quinta-feira e segue até 2 de junho
- Sidrolândia - 13:30 PRF apreende 2,1 toneladas de maconha na BR-060