Geral
MS aumenta em 46% volume de exportações de janeiro a agosto
Terça-feira, 17 Setembro de 2019 - 18:57 | Redação
O volume de carne bovina exportado pelo estado entre janeiro a agosto foi de 117 mil toneladas, representando um aumento de 46% em relação ao ano de 2018. A receita da comercialização atingiu o valor de US$ 432,2 milhões. Entre os principais destinos da carne in natura, estão o Chile, Hong Kong e os Emirados Árabes Unidos. Os dados são do MDIC (Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços). Esse é tema do Mercado Agropecuário dessa segunda-feira (16).
A perspectiva para os próximos meses ganhou força já que mais duas plantas frigoríficas do estado estão habilitadas a vender carne para a China, um mercado novo e robusto. Segundo o presidente do Sistema Famasul, Maurício Saito, essa abertura contribui para alavancar ainda mais o aumento da comercialização. “Pela característica de sermos um estado agropecuário, nós temos uma possibilidade de incremento regional e automaticamente também a Mato Grosso do Sul”.
O comunicado foi recebido pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), e Saito também destaca o valor pago por toneladas pelos chineses. “Isso nos traz novos mercados e a China é um grande player. A tonelada paga em média nos oito primeiros meses de 2019, supera US$ 4,9 mil dólares, que é cerca de 27% superior ao preço praticado pelos demais países. Então a abertura tem uma importância porque causa uma movimentação, não só na classe produtora, mas também em toda a sociedade de Mato Grosso do Sul”.
Ainda segundo o Mapa, o número de abates no Brasil durante os oito primeiros meses registrou um aumento de 10,7%, chegando aos 2,1 milhões de cabeças de gado e 548 mil toneladas.
Últimas Notícias
- Cultura - 16:54 Fundação abre seleção para realizar festivais culturais em MS
- Tributos - 16:08 Dourados lança taxa de coleta de lixo com parcelamento em 10 vezes
- Esporte - 16:00 Inscrições para Jogos Escolares de Campo Grande são prorrogadas
- Campo Grande - 15:52 Mandante preso e executor é procurado pela polícia
- Dourados - 15:32 Estepe "de amigo" com cocaína resulta em prisão de condutor
- Dourados - 15:00 150 doentes e três mortos em aldeia
- Juventude - 14:50 Curso gratuito de oratória e inteligência emocional abre inscrições
- Consumidores - 14:22 Procon publica lista das empresas mais reclamadas em MS; saiba quais são
- Cultura - 14:14 Jovens da Chácara Buriti transformam vivências em arte
- Oportunidades - 13:50 MS Florestal abre vagas em três cidades do Estado

