Geral
MPT-MS capacita servidores da assistência social e firma parcerias
Foram realizadas visitas nas delegacias de PC desses municípios a fim de discutir estratégias para combater o trabalho análogo à escravidão
Domingo, 26 Maio de 2024 - 16:30 | Laura Cação

Cansados, desorientados, perdidos em relação ao futuro. Esse é o cenário psicossocial de quem sobreviveu durante meses, até mesmo anos, em condições degradantes de trabalho, longe do apoio, da vigilância e de qualquer ajuda que poderia ter aliviado seu sofrimento.
Esses trabalhadores, submetidos a um regime de exploração análogo à escravidão, muitas vezes se sentem menos que humanos, com suas identidades apagadas pelo constante abuso.
Essas pessoas são assombrados por traumas profundos, presos em um ciclo de desesperança e submissão, enraizado em suas mentes. Há também aqueles que, tendo herdado a escravidão dos seus antepassados e nascido nessa condição, sequer percebem que são escravos. O que torna essencial o resgate físico, oferecer também o apoio psicológico, proporcionando-os o acompanhamento necessário para que possam reconstruir suas vidas com dignidade.
Diante disso, o Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul (MPT-MS), por meio da Coordenadoria Nacional de Combate ao Trabalho Escravo (CONAETE), realizou entre os dias 21 e 23 de maio uma operação que incluiu treinamentos para 44 servidores da Rede Socioassistencial dos municípios de Amambai, Coronel Sapucaia e Paranhos, localizados na região sul do estado, fronteira com o Paraguai.
Foram realizadas visitas institucionais nas delegacias de Polícia Civil desses municípios a fim de estreitar relações e discutir estratégias conjuntas para combater o trabalho análogo à escravidão na região.
Tudo Sobre:
policia-civil escravidao trabalho-analogo-a-escravidao-no-brasil trabalho-escravo-no-brasilÚltimas Notícias
- Cultura - 15:12 Com origem europeia, festas juninas misturam devoção, comidas e danças
- Polícia - 15:00 Operação contra tráfico de drogas prende seis pessoas em Eldorado
- Adulterações - 14:40 Sindicatos alertam que fim de vistorias pode aumentar fraudes veiculares
- Diversão - 14:35 Trupe pernambucana traz a arte de Chico Science para Campo Grande
- Economia - 14:16 Alface e melão têm queda, mas frio encarece limão e hortaliças no Ceasa/MS
- Oportunidade - 14:12 MS seleciona preceptores para o Mais Saúde com Agente
- Oportunidades - 13:32 Senai oferece bolsa integral para graduação em MS
- Iluminação - 13:00 MS investe em iluminação pública sustentável com tecnologia solar
- Dourados - 12:53 Vídeo: Ladrão arromba porta de marmitaria e furta R$ 400 em dinheiro
- Economia - 12:30 Caixa libera abono salarial para nascidos em julho e agosto