• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

MPMS lança campanha “Trânsito Seguro Você Merece”

Campanha alerta para o aumento de mortes no trânsito e os impactos diretos das vítimas lesionadas na saúde pública de Mato Grosso do Sul

Segunda-feira, 12 Maio de 2025 - 14:32 | Redação


MPMS lança campanha “Trânsito Seguro Você Merece”
No ano passado, MS registrou 347 mortes no trânsito (Foto: MPMS)

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) lança, neste mês de maio, a campanha “Trânsito Seguro Você Merece”. A iniciativa reforça a importância de fazer parte da mudança e destaca a conexão direta entre a imprudência no trânsito e a saúde pública.

Em março deste ano, médicos da Santa Casa de Campo Grande registraram um Boletim de Ocorrência denunciando a situação de calamidade enfrentada pela unidade. Segundo o relato, pelo menos 70 pacientes estavam em risco iminente de morte ou de sofrer sequelas graves devido à superlotação.

Um dos setores mais afetados é o de urgência, emergência e ortopedia — justamente os que mais recebem vítimas de acidentes de trânsito. A imprudência no trânsito é uma questão de saúde pública que afeta toda a sociedade.

Em 2024, conforme dados do Registro Nacional de Estatísticas e Sinistros de Trânsito (Renaest), Mato Grosso do Sul contabilizou 23.370 sinistros envolvendo 44.751 pessoas. Desse total, 32.267 sobreviveram, 223 morreram no local do acidente e outras 12.261 não tiveram informações registradas sobre a gravidade das lesões.

Ainda em relação ao ano passado, dados do Sistema Integrado de Gestão Operacional (Sigo), da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), apontam que o total de mortes foi de 347 pessoas, incluindo aquelas que chegaram a ser socorridas, mas morreram a caminho ou no hospital.

Os números da Sejusp representam um aumento de 5,47% em relação ao ano de 2023 — o que equivale a quase uma morte por dia. E o cenário continua alarmante: nos primeiros 40 dias de 2025, já foram registradas 30 mortes em acidentes no Estado.

Segundo dados do Gabinete de Gestão Integrada de Trânsito (GGIT) e do Grupo de Análise de Sinistros de Trânsito (Gaat), dos quais o MPMS é integrante, em Campo Grande, por exemplo, 18 pessoas morreram no trânsito entre janeiro e maio de 2025. Desse total, 16 eram motociclistas, um era pedestre e outro estava na condução de um carro.

Os dados do GGIT/Gaat consideram vítimas fatais aquelas que vieram a óbito no local do sinistro ou em um período de até 30 dias após o acidente, conforme orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que busca padronizar a contagem das vítimas.

Atuação do MPMS

Em 2024, as Promotorias de Justiça atuaram em 16.045 processos relacionados a lesões culposas no trânsito — uma realidade que contribui diretamente para a superlotação dos hospitais públicos. O MPMS também atuou em processos de homicídios culposos, reforçando seu papel na responsabilização dos autores desses crimes.

A violência no trânsito tem atingido proporções alarmantes, provocando não só o aumento das mortes, mas também o crescimento de feridos graves que sobrecarregam as unidades de saúde e hospitais públicos. Isso impacta diretamente na falta de vagas para cirurgias e atendimentos ambulatoriais eletivos, comprometendo toda a rede de saúde.

Responsabilidade de todos

O Procurador de Justiça Francisco Neves Junior, Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça dos Direitos Constitucionais do Cidadão, das Pessoas com Deficiência, das Pessoas Idosas e dos Direitos Humanos (CAODH), destaca que o mês de maio é marcado por uma iniciativa global que visa alertar a sociedade sobre a importância da segurança no trânsito.

Ele reitera que a campanha do MPMS tem o objetivo de promover a empatia entre os usuários das vias e convida todos a se tornarem agentes da mudança, disseminando informações e adotando comportamentos seguros.

“É essencial que motoristas respeitem os direitos dos pedestres e dos ciclistas, e que todos estejam conscientes de que as ruas e as estradas são espaços compartilhados. Com a campanha ‘Trânsito Seguro Você Merece’, podemos transformar a realidade do trânsito e garantir que todos cheguem ao seu destino de forma segura e consciente”, pontua o Procurador de Justiça.

Com essa iniciativa, o MPMS reforça que a segurança no trânsito é uma responsabilidade coletiva e que a imprudência de alguns coloca a vida de todos em risco. Somente com respeito, empatia e consciência será possível mudar esse cenário e construir um trânsito mais humano e seguro para todos.

SIGA-NOS NO Google News