Geral
Motoristas com licenciamentos atrasados têm até dia 29 para regularização
Proprietários têm a opção de pagar as guias integralmente ou solicitar o parcelamento
Quarta-feira, 14 Fevereiro de 2024 - 15:55 | Redação

Dia 29 de fevereiro é o prazo limite para pagamento das 205,2 mil guias enviadas pelo Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) ao endereço de proprietários de veículos com três ou mais taxas anuais de licenciamento vencidas.
Os proprietários têm a opção de pagar as guias integralmente ou buscar atendimento em uma agência do Detran-MS para parcelar em até 12 vezes no cartão de crédito, direto com o servidor do Detran-MS. Embora parcelado, os débitos serão baixados na hora e o cidadão sai da agência com o CRLV (Certificado de registro e licenciamento de veículo) em mãos.
A Portaria “N” n° 155, específica que é considerado devedor do licenciamento a pessoa física ou jurídica em nome de quem está registrado o veículo, ou em nome de quem foi comunicada a venda, o devedor fiduciante ou arrendatário indicado no registro, na data do vencimento do licenciamento, conforme calendário anual.
Os débitos de licenciamento que não forem pagos dentro do prazo, serão encaminhados à PGE (Procuradoria Geral do Estado) que fará o processo de cobrança, lançamento, inscrição em dívida ativa e protesto.
Auditoria feita pela Controladoria Geral do Estado (CGE) apontou inadimplência de 50% no pagamento das taxas anuais de licenciamento nos últimos 5 anos em Mato Grosso do Sul.
O estudo alertou que a “omissão ou negligência na defesa das rendas, direitos e interesses do Estado, pode resultar em prejuízo ao erário e compromete o requisito essencial da responsabilidade na gestão fiscal”.
Com essa orientação, o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) iniciou em 2024 as cobranças de débitos referentes a taxas de licenciamento em atraso, assim como já ocorre com o IPVA, por meio da Sefaz (Secretaria de Fazenda).
A não regularização dos débitos poderá implicar na inscrição em dívida ativa, que significa que o devedor não obterá certidão negativa, e passará por cobrança extrajudicial e judicial da respectiva dívida.
Últimas Notícias
- Poder Judiciário - 07:00 Mutirão de Conciliação Nome Limpo
- Prefeitura - 18:09 Dourados define horário de funcionamento no período de natal e ano novo
- Mato Grosso do Sul - 17:55 Recupera - MS apoia empresas em processo de recuperação judicial
- Direitos Humanos - 17:35 Número de falantes de línguas indígenas aumenta quase 50% em 12 anos
- Inflação - 17:15 Prévia da inflação marca 0,18% em outubro; alimentos caem pelo 5º mês
- Povos Originários - 16:55 IBGE: 391 etnias indígenas falam 295 línguas no Brasil
- Agricultura - 16:35 AgroIntegra CG amplia apoio à agricultura familiar urbana
- Agraer - 16:07 Agricultura familiar vive momento de relevância com sistema agroflorestal
- Dourados - 15:50 Policlínica Cone Sul será entregue segunda-feira em Dourados
- Justiça - 15:04 Ausência em audiência não implica renúncia de vítima, aprova CDH

