Geral
Morre Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras e delator da Lava Jato
Ex-dirigente foi o primeiro delator da operação e revelou o nome de outras pessoas envolvidas no esquema
Domingo, 14 Agosto de 2022 - 18:11 | Portal R7

Morreu no sábado (13), aos 68 anos, o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa. Ele foi um dos principais alvos da Operação Lava Jato e o primeiro delator durante as investigações. Costa estava tratando de um câncer no pâncreas e não resistiu à evolução da doença.
O ex-dirigente da estatal de Petróleo chegou a ser preso em 2014, quando se iniciaram as primeiras diligências da operação, mirando a realização de contratos fraudulentos com a empresa. Ele foi condenado por corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
As investigações apontaram que ele desviou R$ 358 milhões em contratos quando estava no cargo. Condenado pela Justiça do Paraná a mais de 70 anos de reclusão, Paulo Roberto Costa deixou a cadeia três anos após ser preso, em razão do acordo de colaboração que firmou com a Justiça.
O acordo permitiu abatimento da pena em troca da apresentação de fatos e documentos que comprovassem o envolvimento de outras pessoas no esquema. Ele confessou os crimes, disse ter se arrependido e relatou que os recursos desviados eram repassados a políticos de partidos como PP, PT e PMDB. Ele revelou que os recursos foram usados inclusive para o financiamento de campanhas eleitorais.
A gestão de Costa na Petrobras começou em 2004, indicado pelo ex-deputado José Janene, e se estendeu até 2012. Dias após ser preso na Lava Jato, ele conseguiu um habeas corpus, mas a ação foi suspensa e ele foi preso novamente. Dois meses depois, decidiu aceitar o acordo de delação para reduzir o tempo de pena.
(Com informações Portal R7)
Tudo Sobre:
petrobras crianca-morreu ex-diretor-da-petrobras delator-da-lava-jato vitima-de-cancer paulo-roberto-costaÚltimas Notícias
- Corumbá - 18:17 Dois são presos como batedores de carro com 152 kg de drogas
 - Vítima fatal - 17:50 Pintor morre em acidente em rodovia
 - Nova Andradina - 17:37 Vídeo: Namorada descobre mensagens e golpeia namorado com canivete
 - Campo Grande - 17:12 Veja os horários de atendimento nas repartições após redução de expediente
 - Sorte - 16:58 Acumulada, Mega-Sena pode pagar R$ 41 milhões nesta terça-feira
 - Oportunidades - 16:32 Faculdade Insted sedia treinamento gratuito sobre ferramentas da Meta
 - Procura-se - 16:00 Polícia Civil procura "Paraguai" após tentativa de homicídio
 - Moradia - 15:52 Inscrições para o Residencial Antártica terminam às 23h59 desta segunda
 - Clima - 15:30 Mais de 1,1 milhão de raios em 24h
 - Campo Grande - 15:00 Flanelinhas cobram em área pública
 

