• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Ministra garante verba para melhoria de acesso

Sexta-feira, 22 Fevereiro de 2019 - 19:19 | Redação


A Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Tereza Cristina, passou por Campo Grande nesta sexta-feira (22) e teve uma breve conversa com jornalistas da região dentro da feira de tecnologias Dinapec (Dinâmica Agropecuária), organizada pela Embrapa. Com quase uma hora de antecedência, a Ministra respondeu perguntas da imprensa e logo após visitou estandes expostos no evento. Em conversa com uma produtora rural Tereza afirmou que arrumaria dinheiro para o asfaltamento de estradas que dão acesso aos assentamentos do Estado.

Perguntada sobre a reforma da Previdência, Tereza declarou que se trata de um mal necessário, de acordo com a Ministra a medida foi tomada para estancar a sangria da receita. Sobre o aumento dos anos de contribuição, muito contestado pela população, a opinião dada pela parlamentar pode ser considerada um tanto ‘surpreendente’. “Acho que 60 anos tá de bom tamanho para homens e mulheres. Eu era a favor de aumentar um pouco a idade do homem, mas você sabe que as mulheres vivem mais que os homens estatisticamente” disse.

O novo governo assumiu poder a quase dois meses e questões indígenas ainda não foram integralmente discutidas pelas autoridades do congresso. “Nós acabamos de receber a FUNAI gente” declarou a Ministra da Agricultura, para ela a reforma administrativa realizada pela atual presidência acabou deixando os Ministérios com ‘muitas funções’. “Ainda estamos fazendo a reestruturação, o decreto não tá pronto, nós estamos discutindo isso que é um assunto muito técnico, mas que vai ser trabalhado entre os dois ministérios, não é só o da agricultura, tem também o Ministério lá da Ministra Damares” assim a Ministra encerrou coletiva de imprensa.

Em passeio dentro da feira agropecuária Tereza Cristina visitou estandes e conversou com pequenos, médios e grandes produtores. Em encontro com produtores de alimentos derivados do leite, a autoridade até experimentou alguns petiscos oferecidos pelos próprios trabalhadores e posou para fotos.

Emocionado com o encontro com a Ministra, Valdir Campagna chorou enquanto apresentava seus produtos. De acordo com o pequeno produtor a comoção aumenta ao lembrar que a luta para aquela conquista foi grande “a gente vendia leite de caneca na rua até que foi proibido”, atualmente o trabalhador adquiriu uma sede para a empresa com uma usina simples que auxilia o manejo do leite, mas que logo deve ser entregue por conta das grandes dificuldades financeiras “por isso que a gente chora, lutamos demais pra chegar até aqui” diz Valdir entristecido.

O famoso Ônibus Saladão, que gira a Capital vendendo frutas, verduras e legumes diretamente do produtor, também esteve presente no evento e com ele uma trabalhadora que fez um antigo apelo da população assentada olho a olho à Ministra responsável pelo setor. A agricultora familiar Maria Aparecida Brito clamou com muito carinho uma “atençãozinha” para as estradas que dão acesso aos assentamentos do Estado, “isso aí não é comigo” respondeu Tereza apontando para Jaime Verruck (Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico).

Tereza Cristina declarou que “arruma dinheiro” para a execução da melhoria que será lembrada pelos moradores de assentamentos, “temos que cobrar, a gente vai cobrar” prometeu uma das produtoras. Depois da afirmativa da Ministra, Jaime Verruck comemorou e disse que agora os problemas serão resolvidos “o que faltava era dinheiro” encerrou o secretário.

SIGA-NOS NO Google News