Geral
Memorial da Cultura Indígena faz última oficina de 2022 do projeto Artesania
Objetivo é a formação de novos artesãos por meio do repasse da técnica tradicional de modelagem da cerâmica
Segunda-feira, 07 Novembro de 2022 - 15:29 | Redação

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul realiza a partir desta terça-feira, 08 de novembro, a última oficina de 2022 do projeto Artesania: será a Oficina de Cerâmica Terena com a artesã Rosenir Batista. A oficina acontece de 8 a 11 de novembro, das 8 às 17 horas no Memorial da Cultura Indígena, que fica na Rua Galdino Pataxó, 131, Bairro Tiradentes, em Campo Grande/MS.
O público alvo são alunos selecionados pelas lideranças da comunidade indígena residente na Aldeia Urbana Marçal de Souza. O objetivo é a formação de novos artesãos por meio do repasse da técnica tradicional de modelagem da cerâmica Terena: apresentação e preparo da matéria-prima (argila); modelagem de objetos utilitários como travessas e panelas; processo de secagem e técnicas de queima das peças; pintura e acabamento.
A seleção da instrutora pela GDAA deve-se à especificidade de seu trabalho como artesã da etnia Terena, além da experiência que ela vem adquirindo como ministrante, contando com o apoio das associações de artesãos do Mato Grosso do Sul.
Rosenir Batista, índia Terena é uma das principais representantes da arte em Cerâmica Terena em Mato Grosso do Sul, dom adquirido de seus ancestrais, e lapidado desde sua infância. Hoje a matriarca repassa este conhecimento e cultura para seus descendentes, e o conhecimento e as técnicas continuam sendo passadas de geração em geração. Além de repassar seu conhecimento para sua família e seu Povo, ela também já ministrou diversas oficinas de capacitação para outros artesãos.
A oficina é uma ação do Projeto Artesania MS que, desde 2007, leva oficinas de artesanato, design e gestão para bairros da capital e para os municípios do interior de Mato Grosso do Sul. Está atendendo a uma demanda agendada pela própria comunidade.
A FCMS, por meio da Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais, tem levado o projeto para o interior do Estado desde 2007 com o objetivo de empreender a curto e médio prazo numa fonte local de trabalho e renda sustentável. Assim, tem contribuído ativamente para a criação de núcleos produtivos com respaldo e cuidados específicos para sua inserção no mercado competitivo.
A ação proposta é focada na disseminação do saber e técnicas do fazer artesanal entre os membros da etnia Terena; no fomento às atividades culturais tradicionais do Mato Grosso do Sul como patrimônio cultural imaterial do Estado; além da possibilidade de geração de trabalho e renda na comunidade selecionada.
Veja Também
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Gerson Claro (PP), declarou ponto facultativo na sexta-feira (2 de maio), dia ...
Últimas Notícias
- Projeto de lei - 18:10 Escolas e unidades de saúde deverão comunicar sobre violência virtual
- “Cevar não é Legal” - 17:50 Operação da PMA orienta motoristas em blitz educativa no indubrasil
- Meio Ambiente - 17:15 Curso gratuito da Defesa Civil capacita 100 voluntários em Três Lagoas
- Poder Legislativo - 16:53 Assembleia Legislativa declara ponto facultativo o dia 2 de Maio
- Poder Judiciário - 16:15 TJMS estabelece novas regras para credenciamento de leiloeiros e corretores
- Educação - 15:40 Inscrições para o Encceja 2025 terminam nesta sexta-feira
- Evento - 15:13 Campo Grande sedia 3º Congresso de Cidades Digitais e Inteligentes
- Polícia - 14:32 PM prende quatro pessoas por roubos de fios de cobre da Suzano
- Agropecuária - 14:12 Declaração semestral dos rebanhos começa na quinta-feira e segue até 2 de junho
- Sidrolândia - 13:30 PRF apreende 2,1 toneladas de maconha na BR-060