• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Mato Grosso do Sul registra cerca de 23 mil raios em um único dia

Energisa emite alerta sobre riscos durante severidades climáticas e ressalta preparo

Sexta-feira, 03 Outubro de 2025 - 19:12 | Redação


Mato Grosso do Sul registra cerca de 23 mil raios em um único dia
(Foto: Divulgação)

Mato Grosso do Sul enfrentou um episódio de grande quantidade de descargas elétricas nessa quinta-feira (02). De acordo com o NetClima, foram aproximadamente 22.745 mil registros em apenas 24 horas, ou seja, cerca de mil raios por hora. Somente na Capital, Campo Grande, foram contabilizados 4.516 raios, evidenciando a presença de intensa atividade elétrica na atmosfera.

Diante de condições climáticas como a de ontem, a Energisa faz um alerta à população. A alta incidência de descarga elétrica pode representar riscos à segurança das pessoas, além da infraestrutura em casas e vias públicas. 

“Quando os raios atingem o solo ou estruturas, podem causar incêndios, quedas de energia ou danos em equipamentos eletrônicos. Por isso é importante tomar algumas medidas preventivas, como evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à rede elétrica, manter distância de janelas e portas metálicas, e não se abrigar sob árvores, e evitar locais abertos e superfícies planas, como campos de futebol, piscinas, rios ou mares”, explica a coordenadora de Segurança da Energisa MS, Renata Rodrigues de Paula.

Um levantamento feito pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), vinculado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) coloca Mato Grosso do Sul entre os estados brasileiros com maior densidade de raios. “Isso evidencia o quanto a região está sujeita a eventos climáticos extremos e nós, quanto empresa do setor elétrico, nos preparamos cada vez mais para atuar durante as tempestades, cada vez mais recorrentes até o final do verão”, ressalta o gerente de operações da Energisa MS, Helier Fioravante.

A Energisa monitora as condições climáticas em tempo real para agir de forma estratégica e reduzir os impactos durante as severidades climáticas. O plano de contingência da concessionária reúne protocolos específicos para garantir a continuidade do fornecimento de energia e minimizar os impactos ao sistema elétrico e aos clientes.

A concessionária também orienta que qualquer interrupção no fornecimento de energia seja comunicada imediatamente pelos canais oficiais de atendimento: por telefone, discando para o número 0800 722 7272; através do aplicativo Energisa On, disponível tanto na Google Play quanto na App Store; pela Agência Digital no site energisa.com.br; e via atendente virtual pelo WhatsApp (Gisa) acessível em www.gisa.energisa.com.br.

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  campo-grande  energisa  descarga-eletrica  raios