Geral
Mato Grosso do Sul registra 12 mil casos de dengue confirmados neste ano
Vacina contra dengue é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos
Domingo, 23 Junho de 2024 - 14:30 | Redação

Mato Grosso do Sul já registrou 20.264 casos prováveis de Dengue, sendo 12.197 casos confirmados em 2024, de acordo com dados do boletim da 24ª semana epidemiológica, divulgado nesta quarta-feira (19). Segundo o documento, 26 óbitos foram confirmados em decorrência da doença e outros 13 estão em investigação.
Nos últimos 14 dias Itaquirai lidera o ranking dos municípios com alta incidência da doença.
Já os óbitos registrados ocorreram nos municípios de Maracaju, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Dourados, Laguna Carapã, Naviraí, Sete Quedas, Amambai, Paranhos, Ponta Porã, Iguatemi, Itaquiraí, Aparecida do Taboado, Mundo Novo, Campo Grande e Bonito. Entre as vítimas, 14 delas possuíam algum tipo de comorbidade.
Vacinação
Ainda conforme o boletim, 50.768 doses do imunizante já foram aplicadas na população-alvo para a vacinação. Ao todo, Mato Grosso do Sul já recebeu do Ministério da Saúde 138.351 doses da vacina contra a dengue. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre as doses.
A vacinação contra a dengue é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, dentro do quadro de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos de idade.
Chikungunya
Em relação à Chikungunya, o Estado já registrou 4.328 casos prováveis, sendo 804 confirmados. Não há óbitos registrados. Segundo dados do período compreendido entre a semana epidemiológica 23 até a semana epidemiológica 24, os municípios de Itaquiraí, Antônio João e Iguatemi possuem incidência média da doença.
A SES alerta que as pessoas devem evitar a automedicação. Em caso de sintomas de dengue ou Chikungunya, a recomendação é procurar uma unidade de saúde do município.
Confira os boletins:
Boletim Epidemiológico Dengue SE 24 – 2024
Boletim Epidemiológico Chikungunya SE 24 – 2024
Últimas Notícias
- Educação - 15:40 Inscrições para o Encceja 2025 terminam nesta sexta-feira
- Evento - 15:13 Campo Grande sedia 3º Congresso de Cidades Digitais e Inteligentes
- Polícia - 14:32 PM prende quatro pessoas por roubos de fios de cobre da Suzano
- Agropecuária - 14:12 Declaração semestral dos rebanhos começa na quinta-feira e segue até 2 de junho
- Sidrolândia - 13:30 PRF apreende 2,1 toneladas de maconha na BR-060
- Ponta Porã - 13:12 Polícia de MS prende foragido da Justiça do PR
- Corumbá - 12:50 Jovem de 19 anos fica ferido em colisão entre carro e motocicleta
- Acidente Fatal - 12:11 Motorista morre após acidente de trânsito na BR-163
- Dourados - 11:32 Polícia indicia casal por uso fraudulento de cartão perdido em MS
- Violência Doméstica - 11:10 Jovem denuncia cárcere privado na Capital