Geral
Mato Grosso decreta situação de emergência por causa de queimadas
Terça-feira, 10 Setembro de 2019 - 15:52 | Redação
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, decretou situação de emergência no estado, em decorrência dos incêndios florestais. A decisão foi tomada após o aumento no número de queimadas e pelas condições climáticas, que propiciam a propagação do fogo. Pelos próximos 20 dias, não há previsão de chuvas no Mato Grosso, conforme informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Com o decreto, assinado ontem (9) e publicado no Diário Oficial de Mato Grosso nesta terça-feira (10), o governo está autorizado a comprar bens e materiais mediante dispensa de licitação. A situação de emergência terá duração de 60 dias, podendo ser prorrogado por igual período.
Focos - De acordo com os dados oficiais, Mato Grosso registrou 8.030 focos de calor em agosto deste ano, um crescimento de 230% em relação ao mesmo período de 2018, tendo como base os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
O estado também sofre com um período de estiagem de quatro meses, que abrange diversas regiões, como o Vale do Rio Cuiabá. Além disso, a baixa umidade relativa do ar no período, variando entre 7% e 20%, é considerada crítica pelo governo e aumenta o risco de incêndios florestais e problemas de saúde.
Últimas Notícias
- TJMS - 19:30 Judiciário Estadual celebra 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente
- Campo Grande - 19:00 "Corumbazinho" furta ferramentas de construção de obra e é preso
- SENAPPEN - 18:50 Operação retira 650 celulares em presídios
- Nova Alvorada do Sul - 18:30 Advogado morre após bater de frente com carreta na BR-163
- Rio Brilhante - 18:09 Autor de tentativa de homicídio é preso em menos de duas horas
- Dourados - 17:59 Dupla presa por tentativa de homicídio em boate
- 35 anos de ECA - 17:39 MPMS celebra criação do ECA com ações para defesa da infância e adolescência
- 35 anos de ECA - 17:10 Estatuto regulamentou direitos das crianças no Brasil
- Foragido preso - 16:52 Investigado por homicídio em 2024 na capital é preso em Iguatemi
- Política - 16:39 Fazendeiro investigado por matar vizinho é preso após cair em contradições