Geral
Marta defende esporte como ferramenta em busca da igualdade de gênero
Quarta-feira, 20 Março de 2019 - 18:30 | Redação
A jogadora de futebol Marta Vieira da Silva, embaixadora das Nações Unidas da Boa Vontade de Mulheres e Meninas no esporte, participou de uma cerimônia organizada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), destinada a atletas femininas que se destacam neste universo. Ela ressaltou que o esporte é uma ferramenta eficiente para conquistar a igualdade de gênero.
“O esporte é uma ferramenta muito poderosa para alcançar a igualdade de gênero”, disse a jogadora. “No Brasil, meninas que passaram pelo programa One Win Leads Another, um programa conjunto entre a Organização das Nações Unidas (ONU) Mulheres e o COI, transformaram suas vidas e mudaram a realidade em torno delas. Temos histórias de meninas que completaram o programa e agora estão jogando em equipes profissionais.”
Clique aqui para ler o discurso completo da atleta.
Eleita seis vezes a melhor jogadora de futebol do mundo, Marta é uma das quatro embaixadoras do esporte na ONU em defesa da igualdade de gênero. Ela foi aplaudida pelos presentes. “Estamos globalmente comprometidos em alcançar a igualdade de gênero até 2030. Há muito a ser feito em tão pouco tempo”, afirmou a atleta.
Emocionada, Marta lembrou no seu discurso a origem humilde, em uma cidade com 11 mil habitantes, em Alagoas, e as dificuldades pelas quais passou. Ela ressaltou que a discriminação e a ausência de chances a incomodaram.
“Preconceito e falta de oportunidades me magoaram muitas vezes ao longo do caminho. Doeu quando os meninos não me deixaram jogar, doeu quando treinadores adultos de times adversários me tiraram de campeonatos porque eu era uma menina”, disse.
Últimas Notícias
- Educação - 12:15 CNU dos Professores tem adesão de 1.508 municípios e 22 estados
- Saúde - 11:50 Anvisa suspende vendas de azeite, molho e polpa de fruta
- Economia - 11:30 Brasileiros sacaram R$ 315 milhões em valores a receber em maio
- Educação - 11:00 Inscrições para o Encceja PPL podem ser feitas até 11 de Julho
- Concurso - 10:50 Governo quer CNU como política permanente e provas a cada dois anos
- Literatura - 10:35 Augusto César Proença é tema de Leituras e Conversas na Academia de Letras
- Prisão em flagrante - 10:10 Homem é preso, após tentar fugir, com 78 kg de maconha
- Direitos Humanos - 09:50 Câmara proíbe aproximação de agressor com consentimento da vítima
- Ponta Porã - 09:30 Ônibus escolar é apreendido com mais de duas toneladas de maconha
- São Gabriel do Oeste - 09:00 Bebê de cinco meses morre após carro da família colidir com animais soltos na MS-430