Geral
Magistrados de MS participam de treinamento em apreensão de criptomoedas
Capacitação teve uma série de palestras ministradas por autoridades dos Estados Unidos
Quarta-feira, 09 Novembro de 2022 - 11:57 | Redação

Juízes e desembargadores de Mato Grosso do Sul participam do Treinamento em Apreensão de Criptomoedas promovido pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3). Sediado em São Paulo/SP, o curso teve início na última segunda-feira, dia 7, e encerrou no começo da tarde de hoje, dia 8, após uma série de palestras ministradas por autoridades dos Estados Unidos.
Participaram Desa. Elizabete Anache, o juiz auxiliar da Presidência, Eduardo Eugênio Siravegna Júnior, e os magistrados Olivar Augusto Roberti Coneglian e May Melke Amaral Penteado Siravegna.
Na abertura, os participantes foram introduzidos às criptomoedas por Julia Jarret, uma integrante da força tarefa nacional americana de criptomoedas. Logo em seguida, o agente especial do FBI Eric Yingling apresentou noções básicas de aquisição de criptomoedas, inclusive demonstrando possíveis transferências que podem ser feitas.
Já nesta terça-feira, os magistrados tomaram conhecimento das melhores práticas em apreensões de criptomoedas, bem como debateram sobre evidência digital, cadeia de custódia e cooperação internacional nos crimes envolvendo criptomoedas com a juíza dos Estados Unidos Virginia M. Covington, o hacker internacional Om Kakani, e o Desembargador Federal do TRF3 Fausto de Sanctis.
Embora criptomoedas seja um assunto complexo, o tema tem ganhado espaço na justiça brasileira. Em 2021, por exemplo, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região julgou o caso da “Operação Daemon”, relacionado com o conhecido Rei do Bitcoin. Já o Tribunal Regional Federal da 2ª Região acompanha o caso da “Operação Kryptos”, em desfavor do “Faraó dos Bitcoins”, outro de pirâmide financeira associada ao mercado de criptomoedas.
Com esses casos tomando proporção e destaque, inclusive na grande imprensa, os juízes necessitam conhecer mais sobre o tema para melhor fundamentar suas decisões, razão pela qual o TJMS considerou de grande valia enviar magistrados para se aprofundarem no assunto e depois atuarem como replicadores do conhecimento para os demais colegas.
Últimas Notícias
- Oportunidades - 07:00 Bionergia oferta 630 vagas em 15 cidades
- Charge - 06:50 Feminicida era casado há cinco meses e tem histórico de violência
- Homicídio doloso - 19:00 Adolescente é apreendida por assassinar mulher a facadas em Naviraí
- Saúde - 18:39 MPMS apura uso de ambulâncias alugadas e frota nova parada na capital
- Política - 18:18 Moraes autoriza Bolsonaro a receber atendimento médico em casa
- BR-267 - 17:50 Gato-mourisco, espécie rara, é resgatado em fazenda de Nova Andradina
- Violência contra a mulher - 17:32 Feminicida tem histórico de violência
- Despedida - 17:15 Jornalista Thiago Gomes morre aos 63 anos em Campo Grande
- Itaporã - 16:52 Condenada a 31 anos de prisão por matar oficial de justiça aposentado
- Economia - 16:36 Pix Automático torna-se obrigatório a partir desta segunda-feira