Geral
Livro indicado para o Vestibular da UFMS terá relançamento no sábado
Obra 'Fiandeira' é de autoria de Raquel Naveira, membro da Academia de Letras de MS
Quinta-feira, 31 Agosto de 2023 - 14:00 | Redação

O livro “Fiandeira”, da autora sul-mato-grossense Raquel Naveira, membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (ASL), foi indicado neste ano como leitura obrigatória para o vestibular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), que será realizado nos dias 3 e 10 de dezembro, nos 10 municípios do Estado onde a UFMS tem câmpus. A obra foi originalmente editada em 1992, mas ganhou nova edição pela Life Editora e será relançada neste sábado (2), a partir das 16h, na cafeteria Doce Grão.
“Fiandeira” foi escolhido ao lado de grandes obras da literatura brasileira: “I-Juca-Pirama”, de Gonçalves Dias, “Contos Fluminenses”, de Machado de Assis, “Primeiras Estórias”, de João Guimarães Rosa, “Úrsula”, de Maria Firmina dos Reis, e “Água Funda”, de Ruth Guimarães. Para Raquel Naveira, estar ao lado desses nomes conceituados da literatura brasileira é um motivo de muita felicidade.
Sobre a temática abordada no livro, a autora explica que a fiandeira faz referência às moiras da mitologia grega, que fiam e cortam o fio da existência humana, e à mulher fiandeira da Revolução Industrial, que fez a revolução acontecer nas fábricas. É uma obra híbrida, que mistura prosa e poesia, em que a autora busca “a gênese do fazer poético”.
Sobre a autora - Raquel Naveira é escritora, poetisa e professora. Formada em Direito e em Letras pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), mestre em Comunicação e Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e doutora em Língua e Literatura Francesas pela Universidade de Nancy (França). É titular da cadeira nº 8 da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (ASL) e membro de diversas outras entidades literárias. Lecionou em escolas e universidades por cerca de 40 anos e tem mais de 30 livros publicados.
Serviço - A segunda edição do livro “Fiandeira”, da escritora Raquel Naveira, publicado pela Life Editora, será lançada neste sábado, dia 2 de setembro, das 16 às 19 horas, na Doce Grão Cafeteria e Doceria, que fica na Av. Bom Pastor, nº 578 – Vila Vilas Boas. Entrada gratuita. A obra também pode ser adquirida pelo site da Life Editora (lifeeditora.com.br/loja/produto/fiandeira/), na Amazon e na Livraria Leitura do Shopping Campo Grande.
Últimas Notícias
- Nacional - 19:00 Governo brasileiro lamenta morte de jovem em vulcão na Indonésia
- Educação - 18:18 Meeting Internacional de Educação vai discutir futuro do ensino em MS
- Sidrolândia - 17:50 Operação nacional apreende toneladas de maconha em MS
- Economia - 17:29 Aumento do IOF é duro golpe no setor produtivo, alerta Setlog/MS
- 'Ferro Velho' - 17:00 Comerciante receptava bens públicos
- Intimação por WhatsApp - 16:55 Intimação de medidas protetivas por WhatsApp combatem o feminicídio
- Campo Grande - 16:30 Tio molesta sobrinha de 13 anos e é preso
- Carga proibida - 16:16 Anabolizantes ilegais e maconha 'dry' são localizadas em encomendas
- Oportunidades - 16:07 Seleção para estágio em Nova Alvorada do Sul recebe inscrição até dia 27
- Recheio de ervas - 15:55 Passageira com mala recheada de drogas é presa em Ponta Porã