Geral
Linguiça de Maracaju se torna patrimônio imaterial e cultural de MS
Alimento começou a ser produzida por famílias mineiras que povoaram o sudeste do então MT Uno
Sábado, 23 Março de 2024 - 16:17 | Redação

A linguiça de Maracaju se tornou patrimônio imaterial e cultural de Mato Grosso do Sul. A medida consta no Decreto Legislativo 784/2024, publicado pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa na edição desta quinta-feira (21) no Diário Oficial do Parlamento. A proposta é da deputada Mara Caseiro (PSDB).
Conforme o Decreto caberá ao Poder Executivo, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, promover a adoção das medidas cabíveis para registro da linguiça de Maracaju como patrimônio imaterial e cultural do Estado. O objetivo é reconhecer a importância histórica, cultural e social do produto alimentício sul-mato-grossense.
Na justificativa do projeto, a deputada Mara Caseiro informa que a linguiça de Maracaju integra a tradição de famílias que vieram do Triângulo Mineiro e povoaram a Serra de Maracaju, no sudeste do então estado de Mato Grosso. “Quando as comitivas chegavam, os suprimentos já estavam escassos, e com isso passaram a utilizar a carne de boi, aqui abundante, para fazer a linguiça, levando-se em conta a tradição da pecuária bovina que já predominava no estado”, afirmou a parlamentar.
Com o contínuo crescimento comercial da linguiça, começou a ser realizada, a partir da década de 1990, “Festa da Linguiça de Maracaju”. Desde 2008, essa festividade faz parte do calendário oficial de eventos Mato Grosso do Sul. Neste ano, a festa chega à sua 28ª edição. A Linguiça de Maracaju também está no Guiness Book (edição de 1998), quando foi fabricada uma linguiça com o tamanho recorde de 31 metros de comprimento.
(Fonte: Assessoria de imprensa da Assembleia Legislativa de MS)
Últimas Notícias
- Ponta Porã - 19:00 Com itens de contrabando, 24 veículos são apreendidos em operação
- Boliviano transportava droga - 18:45 Cães farejadores encontram mais de 5 kg de cocaína em Corumbá
- Tráfico de drogas - 18:00 Mais de 100 kg de pasta base apreendidas e dupla é presa em flagrante
- Tráfico de drogas - 17:40 Caminhão com mais de 5 toneladas de maconha é apreendido
- Política - 17:24 Audiência tensa tem choro na CPI do Transporte
- Oportunidades - 17:19 Emprega CG realiza ação no Aero Rancho
- Capacitações - 17:15 MS intensifica combate à hanseníase com capacitação na Atenção Primária
- Economia - 17:02 Caixa começa a pagar Bolsa Família de junho
- Corumbá - 16:50 Motorista é indiciado após investigação do acidente na BR-262
- Segurança - 16:25 Governo divulga nota sobre os servidores de MS retidos em Israel