Geral
Lei do Cadastro de Pedófilos completa sete anos em MS
Norma sofreu alterações há um ano com a finalidade de aperfeiçoá-la
Domingo, 14 Julho de 2024 - 18:10 | Verônica Anchieta

Há sete anos o Coronel David do (PL) criou o projeto Cadastro Estadual de Pedófilos, concretizado em 2017 através da lei n° 5.038, desde então a proposta vem representando um grande avanço no combate à pedofilia em Mato Grosso do Sul e servindo até hoje como exemplo para os demais estados brasileiros. Há um ano foi sancionado o último dispositivo na lei do cadastro, também de autoria do parlamentar, que permiti à população o acesso integral ao banco de dados desses criminosos no estado, respeitando o sigilo das investigações policiais.
Durante esse tempo, o deputado apontou algumas alteraçõesá-la, na lei do cadastro a fim de aperfeiçouma das alterações foi o dispositivo que permite o registro fotográfico da parte frontal do rosto, de modo que garante a efetiva identificação dos criminosos. Outra mudança importante na lei sugerida pelo Coronel David, foi a proibição do ingresso em cargos públicos no estado por pessoas condenadas por crimes sexuais de pedofilia.
“Com essas alterações criamos uma ferramenta importante para a segurança de nossas crianças e adolescentes”, analisa Coronel David. Todo cidadão tem direito a ter acesso ao nome e à foto do pedófilo com condenação transitada em julgado, ou seja, todos os condenados já julgados pelo crimes contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes, previstos no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).
No entanto apenas a Polícias Civil e Militar, Conselhos Tutelares, membros do Ministério Público e do Poder Judiciário tem acesso aos registros e dados completos dos criminosos como por exemplo, as características físicas, grau de parentesco, relação entre o pedófilo e a vítima, idade do criminoso e da vítima, circunstâncias e local em que o crime foi praticado, endereço atualizado do pedófilo e histórico de crimes.
Serviços - O Cadastro Estadual de Pedófilos de Mato Grosso do Sul conta atualmente com mais de 500 nomes no banco de dados e está disponível pelo site www.sejusp.ms.gov.br.
(Fonte: Assembleia legislativa )
Últimas Notícias
- Ribas do Rio Pardo - 16:50 Segurança é morto com cinco tiros
- Prejuízo de R$ 3,3 milhões - 16:24 Veículo com mais de 1,5 tonelada de maconha é recuperado
- Meio Ambiente - 16:03 Pesquisadores capturam mais um tatu-canastra em parque de Três Lagoas
- Após dois dias - 15:55 Foragido que matou namorada à facadas é localizado pela polícia
- Aral Moreira - 15:41 Com destino ao Paraná, 130 celulares de descaminho são apreendidos
- Nova Andradina - 15:15 Ex-marido agride com socos, ameaça vítima e foge
- Rio Verde de Mato Grosso - 14:50 Furto a casa leva à criminoso com carro cheio de itens
- Educação - 14:32 Pé-de-Meia: nascidos em novembro e dezembro recebem parcela de R$ 200
- Educação - 14:10 MEC publica edital do Prouni; inscrição começa nesta segunda-feira
- Campo Grande - 13:32 Com baixa temperatura, ponto de apoio no Parque Ayrton Senna é reativado