Geral
Lei do Cadastro de Pedófilos completa sete anos em MS
Norma sofreu alterações há um ano com a finalidade de aperfeiçoá-la
Domingo, 14 Julho de 2024 - 18:10 | Verônica Anchieta

Há sete anos o Coronel David do (PL) criou o projeto Cadastro Estadual de Pedófilos, concretizado em 2017 através da lei n° 5.038, desde então a proposta vem representando um grande avanço no combate à pedofilia em Mato Grosso do Sul e servindo até hoje como exemplo para os demais estados brasileiros. Há um ano foi sancionado o último dispositivo na lei do cadastro, também de autoria do parlamentar, que permiti à população o acesso integral ao banco de dados desses criminosos no estado, respeitando o sigilo das investigações policiais.
Durante esse tempo, o deputado apontou algumas alteraçõesá-la, na lei do cadastro a fim de aperfeiçouma das alterações foi o dispositivo que permite o registro fotográfico da parte frontal do rosto, de modo que garante a efetiva identificação dos criminosos. Outra mudança importante na lei sugerida pelo Coronel David, foi a proibição do ingresso em cargos públicos no estado por pessoas condenadas por crimes sexuais de pedofilia.
“Com essas alterações criamos uma ferramenta importante para a segurança de nossas crianças e adolescentes”, analisa Coronel David. Todo cidadão tem direito a ter acesso ao nome e à foto do pedófilo com condenação transitada em julgado, ou seja, todos os condenados já julgados pelo crimes contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes, previstos no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).
No entanto apenas a Polícias Civil e Militar, Conselhos Tutelares, membros do Ministério Público e do Poder Judiciário tem acesso aos registros e dados completos dos criminosos como por exemplo, as características físicas, grau de parentesco, relação entre o pedófilo e a vítima, idade do criminoso e da vítima, circunstâncias e local em que o crime foi praticado, endereço atualizado do pedófilo e histórico de crimes.
Serviços - O Cadastro Estadual de Pedófilos de Mato Grosso do Sul conta atualmente com mais de 500 nomes no banco de dados e está disponível pelo site www.sejusp.ms.gov.br.
(Fonte: Assembleia legislativa )
Últimas Notícias
- Homicídio - 18:54 Autores de homicídio a golpes de faca são presos em Campo Grande
- Mercadistas - 18:32 SuperAMAS’25 vem aí: confira a programação e inscreva-se!
- Saúde - 18:18 Nova lei institui cordão de fita para identificar quem tem fibromialgia
- Campo Grande - 17:54 Após tentar fugir, homem é preso com 1 tonelada de maconha
- Poder Público - 17:36 Defensoria amplia atendimento na Casa da Mulher Brasileira na Capital
- Surto? - 17:04 Vereadora é agredida ao chegar à Câmara em Nova Andradina
- Economia - 17:00 Acordo para abrir no feriado na Capital
- Em menos de 24 horas - 16:48 Agressor de pessoas em situação de rua é preso
- Campo Grande - 16:28 Agetran interdita ruas neste 26 de Agosto, feriado na Capital
- Nacional - 16:00 Senado debate estratégias de combate ao feminicídio