Geral
Juntos pelo JP: Vaquinha busca arrecadar fundos para compra de cadeira de rodas
Diagnosticado com distrofia muscular de Duchenne, a família busca melhorar a qualidade de vida do garoto de 10 anos
Sexta-feira, 10 Janeiro de 2025 - 07:00 | Emanuely Lobo

João Paulo é um exemplo de alegria e determinação. Com 10 anos, ele se destaca pela paixão por velocidade e carros antigos. Sempre com um sorriso no rosto, ele é ativo, participando de corridas de rua com o grupo Pernas Solidárias e como coroinha na igreja onde congrega com a família.
Mas por trás da sua energia e espírito aventureiro, há uma batalha constante contra uma doença rara e progressiva, que afeta principalmente os meninos, conhecida como doença de Duchenne. Seu diagnóstico veio depois que a família percebeu o atraso no desenvolvimento de João, com atraso para aprender a andar, engasgos frequentes e vários quadros de pneumonia.
Ao observar comportamentos que não eram comuns para uma criança na idade do menino e após ler sobre a distrofia muscular de Duchenne, sua mãe procurou ajuda médica que diagnosticou a doença e iniciou os tratamentos com João. A confirmação veio com exames mais detalhados e, desde então, a família iniciou uma luta constante contra o tempo.
A distrofia muscular de Duchenne é uma doença genética que causa a degeneração dos músculos esqueléticos e cardíacos, resultando em perda progressiva da mobilidade. João foi capaz de andar até os 7 anos, mas a partir dessa idade começou a depender de apoios como paredes ou a ajuda dos pais para se locomover. Aos 9 anos, ele perdeu completamente a capacidade de andar.
Agora, aos 10 anos, ele enfrenta novos desafios: perdeu a força nos braços, o que impede que ele empurre uma cadeira de rodas manual. A solução para melhorar sua qualidade de vida seria a cadeira de rodas motorizada, a que ele tem direito pelo SUS. Contudo, a regra do sistema público de saúde é que ele só possa receber o equipamento quando completar 12 anos, mas João, que fará 11 em março, já precisa da cadeira agora. A família, ciente de que o tempo é essencial, busca alternativas para proporcioná-lo mais conforto e autonomia.
O objetivo da vaquinha é arrecadar fundos para a compra da cadeira de rodas para proporcionar uma qualidade de vida melhor ao garoto.

Para acompanhar a história de João, é possível seguir o seu Instagram, onde ele compartilha momentos de sua jornada com muita coragem e determinação.
A família também disponibilizou a chave PIX para doações
Instagram: @juntospelojp
Chave pix para doação: [email protected]
Clique aqui e acesse a vaquinha online
Últimas Notícias
- Programa Recomeçar - 10:51 Prefeitura amplia acesso a moradia para famílias de pessoas com microcefalia
- Aniversario de CG - 10:32 Desfile dos 126 anos de Campo Grande já tem inscrições abertas
- Saúde - 10:15 Paciente do SUS pode ser atendido por planos de saúde gratuitamente
- Acidente - 09:52 Condutora diz que não viu moto em acidente
- Tentativa de homicídio - 09:17 Mulher é baleada no Parque do Lageado
- Fronteira - 09:00 Hospital Regional de Ponta Porã será investigado pelo Ministério Público
- Morte trânsito - 08:50 Criança de 4 anos morre atropelada em frente à Prefeitura de Caarapó
- Morango - 08:36 Nova febre do morango do amor aumenta buscas e preços da fruta no MS
- Maus-tratos - 08:15 Cachorro é baleado durante atentado
- Exame Nacional - 08:08 Energisa MS prepara plano especial para Encceja 2025