Geral
Juiz Djailson de Souza é promovido ao cargo de desembargador de MS
Promovido pelo critério de antiguidade, o novo desembargador a dedicação ao trabalho no Judiciário há mais de 50 anos
Quinta-feira, 02 Outubro de 2025 - 10:10 | Redação

Em sessão realizada nesta quarta-feira, dia 1º de outubro, os desembargadores do Tribunal Pleno promoveram, por aclamação, o juiz Djailson de Souza ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, em reconhecimento à sua trajetória marcada por dedicação, mérito e compromisso com o Judiciário sul-mato-grossense.
Promovido pelo critério de antiguidade, o novo desembargador do TJMS destacou que a promoção é fruto da dedicação ao trabalho no Judiciário há mais de 50 anos. “Eu nunca me candidatei para vir para cá, as coisas aconteceram pela minha dedicação. Comecei de baixo e hoje estou aqui. Me sinto realizado. O trabalho só vale a pena se for digno, sempre penso nas consequências de cada ato meu”.
O magistrado chega ao TJMS para ocupar a vaga antes ocupada pelo Des. Fernando Mauro Moreira Marinho, aposentado no último dia 17 de setembro.
Trajetória – Nascido em Bataguassu, em 17 de agosto de 1959, filho de lavradores de origem baiana, Djailson de Souza construiu sua história com base no esforço e na educação. Ainda na infância, dividia os estudos com o trabalho na pequena propriedade da família, cuidando de plantações e do gado de leite. Incentivado por professores, aprendeu datilografia, o que o aproximou do ambiente forense. Aos 13 anos, mudou-se para a cidade e começou a trabalhar no Cartório do 2º Ofício, conciliando tarefas simples com a vivência da rotina judiciária.
Na juventude, atuou em cartórios de Dourados e Caarapó, sempre motivado por magistrados que reconheciam sua vocação. Em 1981, conquistou o primeiro lugar em concurso para cartório extrajudicial e, em 1983, formou-se em Direito, passando a advogar em Dourados e Maracaju. Também lecionou estágio supervisionado em processo civil e penal na então Socigran, experiência que ampliou seu contato com professores e juízes e fortaleceu sua decisão de ingressar na magistratura.
Em 1990, foi aprovado em concurso para juiz no Mato Grosso do Sul, ficando em segundo lugar. Tomou posse como juiz substituto em Campo Grande e, no ano seguinte, foi promovido por merecimento para a comarca de Sete Quedas, onde atuou até 1995 em casos de repercussão, especialmente na área da infância e juventude.
De lá, seguiu para Corumbá, assumindo a 1ª Vara Cível, também por merecimento, função que exerceu até 2001. Em novembro do mesmo ano, foi promovido para a capital, onde passou a atuar na 7ª Vara do Juizado Especial, com foco em relações de consumo. No cargo, trabalhou de forma integrada com instituições como Ministério Público, Defensoria Pública, Procon e Polícia, sempre buscando soluções rápidas e eficazes para a sociedade.
Em 2014, Djailson de Souza assumiu a Vara do Juizado Especial de Trânsito, onde permaneceu até sua promoção ao cargo de desembargador, consolidando sua carreira de mais de três décadas na magistratura sul-mato-grossense
Últimas Notícias
- Senado - 11:55 Pais poderão contar com transporte gratuito para teste do pezinho de bebês
- Oportunidades - 11:39 Casa de Cultura da Capital lança oficina inovadora de dramaturgia corporal
- Operação Última Fase - 10:50 Quadrilha que fraudava CNU é alvo de operação da Polícia Federal
- Prova do Fazendeiro - 10:35 Namorada do cantor Belo se torna fazendeira pela segunda vez
- Poder Judiciário - 10:10 Juiz Djailson de Souza é promovido ao cargo de desembargador de MS
- Processo seletivo - 09:45 Inscrições para seleção de professores da Reme, encerram nesta sexta
- Heredita Damnare - 09:35 Polícia descobre empresas de fachadas
- Vila Alba - 09:15 Idoso de 80 anos morre após ser espancado em Campo Grande
- Inovação - 08:55 Prefeitura lança censo inédito para mapear
- Metanol - 08:38 São Paulo registra sexta morte com suspeita de intoxicação por metanol