Geral
Jovens Atletas de Judô do MS classificam para o Pan-Americano no Peru
O sonho depende de doações para que possam chegar ao país
Sábado, 24 Junho de 2023 - 16:12 | Juliana Brum

Atletas de Judô treinados em academia da Vila Nhá Nhá na Capital estão classificados para Pan-Americano que acontece de 12 a 16 de julho no Peru e para que o sonho se concretize necessitam de patrocínio e ajuda para completar valor da viagem.

São três atletas de desempenho excepcional e únicos representantes do Estado em suas categorias e que descobriram no esporte o amor e a determinação para alcançar sonhos e saúde como no caso da jovem campeã Ágata, 14 anos e que no Judô pode se libertar da depressão e já está 90% livre da bipolaridade, antes controlada a base de remédios que após o esporte chegar em sua vida já foram descartados. "Sou bipolar-depressiva, uma hora estava alto-astral outra hora estava chorando querendo morrer e o esporte me fez sair disso. Agora tenho amigos, viajo conheço lugares e foi incrível. Eu treino todos os dias para alcançar os meus objetivos, para foi o Judô é incrível", detalhou a campeã que contou como foi bom ganhar da adversária que já havia perdido e com treino e determinação ela focou e ganhou e após esta luta, ganhou todas as competições participadas.

No ano passado ela teve a oportunidade de ir ao Pana-Americano, mas por falta de apoio financeiro não pode lutar fora do país, desta vez através de postagens da mãe a judoca conseguiu um empresário representante de uma empresa de Fibra Óptica da Capital que abraçou sua causa e já garantiu suas passagens para o campeonato no Chile. Este mesmo empresário acredita no esporte e apoia o Futebol Naútico.
"Quando vi a Ágata lutar pela primeira vez percebi que tinha em minhas mãos um diamante bruto que tem sido lapidado. Todos nossos três atletas tem potencial para trazer o ouro para o país no próximo mês", contou o técnico que tem treinado os atletas classificados para o PAN.
A "Academia Futuro", existe há mais de 40 anos no bairro e revelou inúmeros atletas como a jovem Alexia Nascimento, 20 anos, 13 vezes campeã Brasileira e tetra campeã Pana-Americana. O técnico Alessandro Nascimento conta com o apoio da Fundesporte, os atletas recebem bolsa- atleta, mas não há uma apoio para o Pan e para isto os pais se uniram para arrecadar recursos. O custo da viagem toda é R$6 mil por atleta.

Kauã Yuji Tomas Yonaha, foi campeão em Brasília e no Rio de Janeiro luta que deu a oportunidade de ir ao Pan. Com muito amor ao esporte ele conta com orgulho a oportunidade que está tendo de levar o nome do Estado para fora do país. "O esporte só trouxe benefícios pra mim. É algo que eu nasci para fazer e quando eu ganhei eu fiquei muito feliz e agora é me esforçar para ganhar no Pan. O esporte me ajudou no psicológico diminuindo o nervoso e agressividade e trouxe diversos outros benefícios. Quando ganho fico muito feliz em poder devolver um pouquinho de tudo o que o meu pai faz por mim para que eu possa lutar", contou o jovem campeão, 13 anos,

Morador da Nhá Nhá, bairro conhecido pela criminalidade e até comparada como "cracolândia" da Capital, Juan foi fruto do projeto da academia Futuro que tem tirado inúmeras vidas dá mira das drogas e más companhias. Juan Junior dos Santos Gonçalves, 13 anos irá lutar pela categoria menos 34, e já é considerado até pelos colegas atleta revelação com grandes chances de trazer o ouro do Peru, em sua categoria. Sonhando com a vitória o jovem atleta conta que já teve oportunidade de viajar através do esporte e reconhece que se o Esporte o tirou da possibilidade de se perder nos caminhos da rua. "Sou vice da seletiva nacional e agradeço ao nosso mestre a dar esta oportunidade para nós. Eu gosto de treinar e viajar nestes últimos anos. Tive muita emoção ao conhecer o Rio de Janeiro. O Judô é minha vida", contou o garoto que tem treinado para trazer a vitória.
Os pais dos atletas classificados se juntaram afim de conseguir o valor que falta para que o técnico e os atletas possam viajar ao exterior. Flávio é o pai do Kauã Yonaha e ficou responsável pelo recebimento das doações, interessados podem fazer um pix para contribuir com a viagem para o Chile dos jovens Atletas. Flávio Yonaha pix 67 9 9125-1288.
Veja Também
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Gerson Claro (PP), declarou ponto facultativo na sexta-feira (2 de maio), dia ...
Últimas Notícias
- Projeto de lei - 18:10 Escolas e unidades de saúde deverão comunicar sobre violência virtual
- “Cevar não é Legal” - 17:50 Operação da PMA orienta motoristas em blitz educativa no indubrasil
- Meio Ambiente - 17:15 Curso gratuito da Defesa Civil capacita 100 voluntários em Três Lagoas
- Poder Legislativo - 16:53 Assembleia Legislativa declara ponto facultativo o dia 2 de Maio
- Poder Judiciário - 16:15 TJMS estabelece novas regras para credenciamento de leiloeiros e corretores
- Educação - 15:40 Inscrições para o Encceja 2025 terminam nesta sexta-feira
- Evento - 15:13 Campo Grande sedia 3º Congresso de Cidades Digitais e Inteligentes
- Polícia - 14:32 PM prende quatro pessoas por roubos de fios de cobre da Suzano
- Agropecuária - 14:12 Declaração semestral dos rebanhos começa na quinta-feira e segue até 2 de junho
- Sidrolândia - 13:30 PRF apreende 2,1 toneladas de maconha na BR-060