Geral
Instituto Integrado de Saúde oferece exame para identificar HPV
Serviços serão ofertados entre os dias 12 e 16 de setembro, no Instituto Integrado de Saúde
Sábado, 10 Setembro de 2022 - 18:50 | Redação

Jovens de 16 a 25 anos podem participar de um estudo que visa avaliar o impacto da vacinação contra o papilomavírus humano, também conhecido como HPV. Pessoas de diferentes idades ainda podem fazer o teste rápido para identificar Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Parte da campanha Eu Respeito de setembro e do programa Sou Mulher UFMS, os serviços serão ofertados entre os dias 12 e 16 de setembro, no Instituto Integrado de Saúde.
A diretora de Inclusão e Integração Estudantil da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e professora do curso de Enfermagem, Luciana Contrera, explica que a iniciativa faz parte do projeto POP Brasil, do Ministério da Saúde, e ocorre em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande.
O estudo é realizado em todo o país e é importante também para a conscientização sobre a doença. “O câncer cervical é o quarto mais comum em mulheres e 99% dos casos estão ligados à infecção genital por HPV”, afirma.
Segundo a professora, o projeto é coordenado pelo Hospital Moinho dos Ventos, do Rio Grande do Sul. A instituição define uma meta para cada região brasileira e a expectativa é realizar uma coleta significativa em Campo Grande. “O POP envolve coleta de amostras biológicas para rastreamento de HPV em jovens de ambos os sexos”, diz.
Para o exame, os jovens devem fazer o pré-agendamento pelo telefone da Clínica Escola Integrada, no número (67) 3345-7968. A ação ocorrerá das 8h às 16h, sem intervalo para o almoço. Com relação às ISTs, serão realizados testes rápidos para vírus da imunodeficiência humana (HIV), Sífilis e Hepatites B e C. A testagem não necessita de agendamento e será oferecida sob demanda espontânea na Clínica, das 13h às 16h.
Últimas Notícias
- Empregabilidade - 07:00 Ação de empregos tem foco em PCDs
- Charge - 06:47 Mega-Sena acumula e prêmio vai para R$ 33 milhões
- Nacional - 19:09 Mega-Sena acumula e prêmio vai para R$ 33 milhões
- Economia - 18:51 Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano
- Política - 18:38 Pec da Blindagem é risco à democracia, avalia Simone Tebet
- Saúde - 18:00 Corumbá divulga cronograma das salas de vacina até 19 de Setembro
- PMA - 17:39 Filhote de jiboia é resgatada em forro de refeitório na Capital
- Agora - 17:00 Funcionário da Solurb é atropelado e morre na Capital
- Prefeitura - 16:50 Com aumento de casos de câncer do colo do útero, Dourados reforça vacinação
- Política - 16:30 PEC altera data da posse do governador de MS para 6 de janeiro