Geral
Instituto Arara Azul recebe visita técnica de Itaipu e Smithsonian
Intercâmbio reforça educação ambiental e preservação de aves urbanas
Sábado, 25 Outubro de 2025 - 10:36 | Sandra Salvatierre

O Instituto Arara Azul, em Campo Grande (MS), recebeu, de 20 a 22 de outubro, equipes da Itaipu Binacional e do Smithsonian para uma visita técnica, com o objetivo de conhecer de perto o trabalho de pesquisa e conservação de aves urbanas.
O centro desenvolve estratégias de conservação integrando a comunidade, pilar central do Projeto Aves Urbanas – Araras na Cidade. Os parceiros destacam o papel da educação ambiental na formação de multiplicadores e na conscientização social sobre a preservação das aves.
O encontro começou com palestras de pesquisadores e técnicos do Instituto Arara Azul, da Itaipu e do Smithsonian, promovendo troca de experiências sobre biodiversidade, manejo de aves e educação ambiental.
No segundo dia, a equipe participou de atividades de campo. A Expedição Mirim levou crianças a ninhos de araras-canindés monitorados pelo projeto, proporcionando experiência prática em observação e conservação. Em seguida, visitaram uma escola parceira, conhecendo o trabalho educativo desenvolvido com alunos e professores da rede pública.
No encerramento, em 22 de outubro, os participantes acompanharam o lançamento do livro “Aves do Caminho da Escola”, na sede do Instituto Arara Azul. Escrito e ilustrado por Cecília L. Monteiro, de 9 anos, o livro celebra a curiosidade infantil e reúne mais de cem espécies de aves observadas em seu trajeto diário até a escola.
O lançamento, organizado pelo Instituto Arara Azul e pelo Instituto Mamede, é destinado a professores e educadores da rede pública e privada, reforçando o compromisso das instituições com educação ambiental, ciência cidadã e a formação de novas gerações conscientes sobre a conservação das aves e do meio ambiente.
O Instituto Arara Azul conta com o apoio da ADM, por meio do programa ADM Care, voltado à sustentabilidade e ações sociais. O apoio ocorre em duas fases: a primeira, dedicada à pesquisa do Projeto Aves Urbanas; a segunda, voltada à área educativa, capacitando multiplicadores e fortalecendo o compromisso com a preservação das aves urbanas.
Confira a galeria de imagens:
Últimas Notícias
- Meio Ambiente - 14:50 Inquérito apura desmatamento, queimadas e erosão em áreas rurais de Bonito
- Polícia - 14:32 PM apreende 34 quilos de drogas na área rural de Corumbá
- Londres - 14:14 Líderes femininas de MS podem disputar bolsas para formação em Londres
- Amplavisão - 13:50 Menos candidatos não garante melhor qualificação, por Manoel Afonso
- Polícia - 13:32 Condenado por tentar matar a esposa há 20 anos é preso em MS
- Polícia - 13:02 Polícia elucida execução brutal em MS
- Clima - 12:19 Equipes atuam para reduzir impactos do temporal em Dourados
- Educação - 11:36 Cinco dicas para estudar matemática para concursos e vestibulares
- Fim de ano - 11:08 Papai Noel Mergulhador no Bioparque
- Nacional - 10:50 Prêmio de R$ 44 milhões da Mega-Sena será sorteado neste sábado

