Geral
Instituto Aciesp recebe doação da Cepa para apoiar mulheres vítimas de violência
Doação será utilizada para a aquisição de materiais permanentes, como freezer, geladeira, mesas, entre outros
Quinta-feira, 05 Setembro de 2024 - 17:58 | Redação

O Instituto de Apoio, Capacitação e Instrução de Economia Solidária do Povo (Instituto Aciesp) tem feito um trabalho significativo no apoio a mulheres vítimas de violência doméstica desde sua fundação em 2013. Com mais de 12 mil mulheres auxiliadas ao longo dos anos, a instituição oferece atendimento jurídico e psicossocial, além de cursos de qualificação e oficinas de capacitação.
Recentemente, o Instituto recebeu uma doação de R$ 104.300,00 da Central de Execução de Penas Alternativas (Cepa), vinculada à 2ª Vara de Execução Penal de Campo Grande. A doação será utilizada para a aquisição de materiais permanentes, como freezer, geladeira, mesas, sofá, ar condicionado, fogão industrial e armários, que visam melhorar o refeitório e as salas multiuso da instituição.
Atualmente, o Instituto Aciesp atende 296 mulheres em situação de vulnerabilidade e, em 2024, já capacitou mais de 690 mulheres em áreas como corte e costura, informática, gastronomia, secretariado, confeitaria e panificação. A presidente e fundadora da instituição, Ceurecy Ramos, enfatiza a importância de fornecer qualificação e oportunidades de geração de renda para as mulheres atendidas, além de apoio a outras populações vulneráveis, como idosos e crianças.
Na terça-feira, 3 de setembro, o juiz Albino Coimbra Neto, titular da 2ª Vara de Execução Penal, visitou o Instituto para a entrega oficial dos novos equipamentos e parabenizou a equipe pelo trabalho realizado. A visita contou com a presença da juíza Jacqueline Machado, titular da 3ª Vara da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher.
O juiz destacou a relevância do Instituto Aciesp como referência no atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica, tanto em Mato Grosso do Sul quanto no Brasil. Ele ressaltou a importância de parcerias entre o Poder Judiciário e instituições sociais para combater as desigualdades e apoiar iniciativas de impacto social.
A Cepa, responsável pela doação, utiliza os recursos arrecadados com penas pecuniárias para apoiar projetos de instituições assistenciais. Em 2024, foram beneficiadas nove entidades na capital, totalizando R$ 1.597.664,20 em recursos, que impactarão 5.942 pessoas.
Últimas Notícias
- Ponta Porã - 13:12 Polícia de MS prende foragido da Justiça do PR
- Corumbá - 12:50 Jovem de 19 anos fica ferido em colisão entre carro e motocicleta
- Acidente Fatal - 12:11 Motorista morre após acidente de trânsito na BR-163
- Dourados - 11:32 Polícia indicia casal por uso fraudulento de cartão perdido em MS
- Violência Doméstica - 11:10 Jovem denuncia cárcere privado na Capital
- Tráfico de Drogas - 10:42 Veículo com mais de 900 quilos de drogas é apreendido na MS-460
- Poder Judiciário - 10:10 Judiciário de MS funcionará em regime de plantão de 1º a 4 de Maio
- Abuso Sexual - 09:41 Polícia prende condenado por estupro de vulnerável no interior de MS
- Campo Grande - 09:18 Saúde oferece plantão de vacinação durante todo o feriadão
- Campo Grande - 08:40 Santa Casa transmite ao vivo cirurgia vascular para maior congresso da América Latina