Geral
Instituições unem forças para melhorar qualidade de sementes nativas em MS
Parceria foi oficializada durante o Pantanal Tech com participação ativa do Instituto Taquari Vivo
Domingo, 29 Junho de 2025 - 12:17 | Redação

Durante o Pantanal Tech 2025, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e a Rede de Sementes Flor do Cerrado assinaram oficialmente o Termo de Cooperação Técnico-Científico que estabelece uma parceria estratégica para garantir maior controle de qualidade e desenvolvimento de pesquisa com sementes nativas dos biomas Cerrado e Pantanal. A iniciativa marca um novo capítulo para a restauração ecológica em Mato Grosso do Sul.
O acordo prevê o fortalecimento de laboratórios voltados à análise da qualidade de sementes e ao desenvolvimento de tecnologias para restauração ambiental, com o objetivo de tornar a cadeia produtiva das sementes nativas mais técnica, confiável e eficiente.
Para Renato Roscoe, diretor executivo do InstitutoTaquari Vivo, são mais de três anos de trabalho com grupos de pequenos produtores, comunidades quilombolas e indígenas, que atuam na coleta de sementes nativas. “Essa parceria com a UEMS é fundamental para avançarmos em mais alguns pontos dessa cadeia. Por exemplo, a qualidade das sementes. Nós temos mais de 200 espécies que estão sendo coletadas e precisamos de protocolos que nem sempre estão disponíveis. Esse convênio vai ser muito importante para desenvolver esses novos protocolos e garantir melhor qualidade para as sementes”, destacou.
Além do ITV, a formalização contou com a presença de representantes das demais instituições estruturantes da Rede, WWF-Brasil e Associação para a Recuperação, Conservação e Preservação da Bacia do Guariroba (ARCP) — além da equipe técnica da UEMS. Estiveram presentes Renato Roscoe (ITV), Cyntia Cavalcante Santos (WWF), Claudinei Menezes Pecois e Cristina Possari (ARCP), Letícia Koutchin Reis (Rede de Sementes), o reitor Laercio Alves de Carvalho, Zildamara Holsback, Vânia Beatriz Cipriani e Norton Rego (UEMS).
A assinatura do termo durante o Pantanal Tech 2025 reafirma o papel do evento como espaço de articulação entre ciência, inovação e sustentabilidade, evidenciando o protagonismo de Mato Grosso do Sul na agenda da restauração ambiental no Brasil.
Últimas Notícias
- Educação - 19:00 Prêmio IEL de Talentos reconhece melhores estagiários e projetos em MS
- Cultura - 18:50 Prefeitura de Campo Grande realiza ação formativa sobre políticas culturais
- Após atropelamento - 18:23 Motorista que matou corredora é liberado para estudar em Goiás
- Política - 18:18 Riedel deixa PSDB e se filia ao PP
- Ligações - 18:09 Anatel justifica fim da obrigatoriedade do uso do prefixo 0303
- Música - 17:52 Banda de rock faz tributo à Jovem Guarda em cervejaria da Capital
- Três Lagoas - 17:48 Autor de furto de bicicleta leva a adolescente receptador
- Arte e cultura - 17:32 MSGás prorroga chamada pública para projetos sociais até dia 20
- Defron - 17:02 Laboratório de droga é desmantelado e dois são presos em Ponta Porã
- PRF - 16:48 Carga de brita esconde mais de 6 toneladas de maconha em Dourados