Geral
Incêndio no Pantanal está controlado, diz Instituto Homem Pantaneiro
Fogo foi causado por fazendeiro que tentava limpar vegetação flutuante
Quarta-feira, 07 Fevereiro de 2024 - 07:39 | Agência Brasil

O incêndio que, desde o dia 27 de Janeiro, estava atingindo a região da Serra do Amolar (foto), em Mato Grosso do Sul, está sob controle, mas deixou 2,7 mil hectares destruídos, em uma área considerada Patrimônio Natural da Humanidade.

Segundo o Instituto Homem Pantaneiro (IHP), “há uma situação de controle do fogo neste momento. Infelizmente, o incêndio não acabou no sentido que as cicatrizes agora ficam mais evidentes”.
Localizada no Pantanal, próxima a Corumbá, a Serra do Amolar contribui significativamente para a formação de um corredor de biodiversidade e para a proteção ambiental. Há na região interações de fatores geográficos, climáticos e ecológicos que criam ecossistemas particulares que não são encontrados em outras partes do Pantanal.
Devido a várias particularidades, incluindo os seus elementos naturais, geográficos e ecológicos, a região – com cerca de 80 km de morrarias [coletivo de morros] a quase mil quilômetros de altitude – tem potencial de abrigar espécies de plantas e animais que são de exclusividade da Serra do Amolar.
“Além disso, trata-se de um território considerado uma barreira natural para o fluxo das águas, que se difere completamente de todo o restante do bioma. Ali existe uma variedade de terrenos e paisagens, áreas com características de Mata Atlântica, de Pantanal, de Amazônia, o que resulta na sua riqueza de biodiversidade”, explica o IHP.
Segundo o instituto, o incêndio florestal teve início em 27 de janeiro, provavelmente causado por um pequeno proprietário rural da região. Ele teria iniciado o fogo quando tentava limpar uma vegetação flutuante chamada bagaceiro. Ao se aglomerar, essa vegetação cria pequenas ilhas que impedem a movimentação pelo rio.
“Ele [o fazendeiro] chegou a ser informado sobre o início das chamas, após constatação do caso na central de monitoramento que o IHP possui em Corumbá. A Polícia Militar Ambiental também foi informada sobre o registro do início do incêndio para atuar na fiscalização”, relatou, em nota, o instituto.
Veja Também
Últimas Notícias
- Poder Legislativo - 09:52 Deputado sugere que Protocolo Círculo do Cuidado seja instituído em MS
- Esporte - 09:38 Festival de Ginástica da Prefeitura reunirá 350 jovens atletas no sábado
- Ajuda - 09:00 Família terá que deixar o imóvel
- Expulsão - 08:50 Carol Lekker é expulsa de A Fazenda 17
- Sem registro - 08:39 Com arma da ex e munições, homem é preso em Nova Andradina
- Oportunidades - 08:15 Funsat oferta 1.252 vagas no Parque Ayrton Senna e na Agência
- Transporte - 08:08 Aberto cadastro e o recadastramento do passe do estudante na Capital
- Maracaju - 07:39 Medicamentos e produtos irregulares são apreendidos na MS-162
- Campo Grande - 07:25 Motoristas farão greve na segunda-feira
- Oportunidades - 07:00 Inscrições abertas para professores temporários de Educação Profissional

