Geral
IEL apresenta a empresários vantagens da governança corporativa
Quinta-feira, 25 Julho de 2019 - 12:20 | Redação
Governança é tudo o que rege o funcionamento da empresa a partir da sua sociedade, ou seja, dos donos da empresa e como eles tomam decisões que se encaminham para a empresa e como eles controlam os resultados. Foi explicando de forma prática o que é governança que o CEO da consultoria Mesa Corporate, Luiz Marcatti, iniciou o workshop “Estruturas e práticas de governança corporativa e familiar”, realizado nesta quinta-feira (25/07) pelo IEL.
O diretor corporativo da Fiems, Cláudio Alves, destacou que o tema costuma ser tratado apenas em cursos de MBA, pós-graduações, mestrados e doutorados. “As nossas graduações infelizmente não abordam esse tema com foco nos negócios, mostrando o que o empresário deve fazer para cuidar da perenidade dos seus negócios, para zelar pelo patrimônio. Então são assuntos de extrema importância e o IEL está de parabéns e está entrando agora num patamar diferenciado, com oferta de cursos de excelência para os empresários sul-mato-grossenses”, declarou.
Segundo o superintendente do IEL, José Fernando do Amaral, o objetivo da formação é preparar os empresários a protegerem o patrimônio e fazer a sucessão das empresas de forma sadia. “A abordagem aqui é muito na condição de proteger o patrimônio e suceder as empresas. É um assunto bastante procurado, porque se você analisar a base da nossa economia, são empresas familiares, que têm dificuldade em gerir sua transição e acho que esse workshop vem ao encontro dos anseios dos nossos empresários”, afirmou.
Ele destacou que o IEL vive um ciclo virtuoso, com ações, treinamentos, workshops e esse curso é um dos pontos altos do instituto. “O Luiz Marcatti é uma referência no Brasil sobre o tema, que tem sido bastante procurado por empresários, e isso mostra os esforços do IEL para trazer para Mato Grosso do Sul cada vez mais eventos de alta qualidade, com o objetivo de desenvolver nosso Estado”, completou.
O palestrante Luiz Marcati explicou que o workshop aborda o que é governança corporativa, qual o seu papel, qual a sua relevância, como se estrutura a sua governança. “Governança corporativa está ligada diretamente ao processo de profissionalização das empresas, então ela vai ajudar os donos a terem reflexões estratégicas mais consistentes e com base em indicadores e desempenho, controlar melhor. Então aquela preocupação toda que você tem no meio da gestão da empresa, que é ter controle e indicadores, você leva para o ambiente societário também”, detalhou.
Repercussão
Na avaliação da contadora Maria Cristina Pereira, o assunto é bastante atual e de extrema importância. “Hoje vim aqui por meio do Buffet Campo Grande, que me indicou e é uma das empresas que eu atendo. Acredito que esse tema vai me ajudar a orientar outras empresas que atendo sobre esse assunto, que é um tema que tem me interessado bastante justamente pela demanda”, comentou.
A gerente do Morena Mulher, Renata Carvalho, também quis se aprofundar sobre o assunto. “Acho que é muito importante a gente se atualizar sobre esse tema. Eu fiz uma disciplina sobre governança corporativa no meu MBA e achei muito bacana, por isso quis me aprofundar mais no assunto quando soube desse curso do IEL. Penso que é algo muito importante e que só tem a contribuir com a minha atuação na empresa onde trabalho”, finalizou.
Últimas Notícias
- Cultura - 19:00 Capital recebe circuito de shows musicais e mostra de arte visual
- Corumbá - 18:45 Bombeiros usam técnica especial para resgatar criança ferida em acidente
- Viagem - 18:18 Comitiva de MS retida em Israel aguarda decisão sobre retorno
- "Doe o Melhor de Você: Doe Vida" - 17:50 Campanha de doação de sangue chega ao comando da PMMS
- Educação - 17:00 Acesso à educação avança no Brasil, mas sem atingir maioria das metas
- Patrulha Maria da Penha - 16:49 MPMS reforça combate à violência doméstica em Dourados
- Economia - 16:00 Nova MP deve reforçar arrecadação em R$ 10,5 bilhões neste ano
- Bets - 15:52 Seis em cada dez apostadores usaram bets ilegais este ano
- TJMS - 15:40 Corregedoria lança projeto que valoriza atendimento à população idosa
- Pedidos de refúgio - 15:00 Brasil registra mais de 68 mil pedidos de refúgio em 2024