Geral
Iagro pode fazer diagnóstico de peste suína clássica e doença de Aujeszky
Extensão do escopo foi concedida pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento
Sexta-feira, 08 Julho de 2022 - 16:39 | Redação

(Foto: Divulgação)
O Laboratório de Diagnóstico de Doenças Animais (LADDAN) está credenciado desde 01/07/2022 para realização dos ensaios de ELISA para os diagnósticos de peste suína clássica (PSC) e doença de Aujeszky (DA). A extensão do escopo foi concedida pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Com este feito, o LADDAN já apresenta em seu escopo de credenciamento as análises para determinação de anemia infecciosa equina (pelas técnicas de IDGA e ELISA), mormo (ELISA), peste suína clássica (ELISA) e doença de Aujeszky (ELISA).
Esse é um reconhecimento formal da competência que a Iagro/LADDAN possui para realização dos ensaios laboratoriais avaliados, seguindo padrões internacionalmente exigidos, conforme norma ISO/IEC 17025:2017 e autorização pelo MAPA por meio da Portaria 376 de 20 de agosto de 2021.
Importância do Reconhecimento para a Sanidade
Mato Grosso do Sul é reconhecido internacionalmente como área livre de peste suína clássica, mas no país há uma zona não livre de peste suína clássica e o risco da reintrodução desta enfermidade na área livre não pode ser descartado, por isso há necessidade de vigilâncias clínicas, sorológicas e atendimento a suspeitas de PSC. Atividades estas previstas no Plano Integrado de Vigilância de Doenças dos Suínos.
Com o credenciamento do LADDAN, diminuiremos o tempo de ação frente aos casos suspeitos desta enfermidade, uma vez que as amostras serão processadas em nosso Estado, diminuindo o tempo de espera na granja até a chegada dos resultados finais. A rápida detecção de uma eventual introdução desta enfermidade é essencial para o sucesso das ações de resposta a emergências, o controle e erradicação do foco, com objetivo de recuperação rápida da condição sanitária.
Últimas Notícias
- Ponta Porã - 19:00 Com itens de contrabando, 24 veículos são apreendidos em operação
- Boliviano transportava droga - 18:45 Cães farejadores encontram mais de 5 kg de cocaína em Corumbá
- Tráfico de drogas - 18:00 Mais de 100 kg de pasta base apreendidas e dupla é presa em flagrante
- Tráfico de drogas - 17:40 Caminhão com mais de 5 toneladas de maconha é apreendido
- Política - 17:24 Audiência tensa tem choro na CPI do Transporte
- Oportunidades - 17:19 Emprega CG realiza ação no Aero Rancho
- Capacitações - 17:15 MS intensifica combate à hanseníase com capacitação na Atenção Primária
- Economia - 17:02 Caixa começa a pagar Bolsa Família de junho
- Corumbá - 16:50 Motorista é indiciado após investigação do acidente na BR-262
- Segurança - 16:25 Governo divulga nota sobre os servidores de MS retidos em Israel