Geral
HU-UFGD amplia cuidado indígena com projeto pioneiro de telessaúde
Equipamentos instalados nas aldeias Jaguapiru e Bororó vão reduzir distâncias e ampliar acesso a especialistas
Segunda-feira, 13 Outubro de 2025 - 08:50 | Redação

O Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), integrante da Rede Ebserh, concluiu a entrega dos equipamentos necessários para viabilizar o projeto de telessaúde nas aldeias Jaguapiru e Bororó, em Dourados (MS). A iniciativa é conduzida pela Unidade de E-Saúde, da Gerência de Ensino e Pesquisa, em parceria com o Núcleo de Saúde Indígena, e foi contemplada em edital da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), com investimento de R$ 80 mil para aquisição de equipamentos e ampliação da equipe.
Os equipamentos de informática e conectividade foram instalados em duas unidades de saúde das aldeias Jaguapiru e Bororó, integrantes da Reserva Indígena de Dourados (RID). O objetivo é reduzir deslocamentos, oferecer acesso mais rápido a especialistas e promover um atendimento humanizado, respeitando as especificidades culturais e linguísticas das comunidades indígenas.
Thiago Pauluzi, gerente de Ensino e Pesquisa do HU-UFGD/Ebserh e médico psiquiatra, explica que o projeto funcionará de forma integrada entre os profissionais que atuam nas aldeias e as equipes especializadas do hospital:
“O projeto de telessaúde vai funcionar assim: mapeamos as especialidades mais demandadas pela comunidade indígena. Teremos um médico atuando diretamente na aldeia para atendimento inicial. Quando houver dúvidas, elas poderão ser esclarecidas via telematriciamento, com discussão em tempo real entre a equipe local e o HU-UFGD, ou por teleinterconsulta, em que o paciente participa junto ao médico da aldeia e ao especialista do hospital, permitindo diagnóstico e orientações terapêuticas precisas.”
Pauluzi acrescenta que o projeto também terá caráter educativo:
“Além da assistência, faremos a formação continuada, capacitando profissionais para conduzir casos frequentes com segurança e autonomia.”
A médica Lutiana Lobo Benites Villamaior, da UBSI da aldeia Bororó, destaca o impacto da iniciativa:
“Atendemos indígenas em situação de extrema vulnerabilidade, para quem a distância dificulta o acesso à cidade e aos serviços especializados. A telessaúde trará atendimento qualificado sem necessidade de deslocamento, reduzindo filas e tempo de espera, e permitindo resolver problemas com mais agilidade.”
A liderança indígena Alex Rodrigues Cavalheiro reforça o significado da ação:
“É uma grande conquista para as comunidades da Bororó e Jaguapiru. A implantação da telessaúde representa avanço e cuidado com a saúde indígena, fruto da parceria entre HU-UFGD, Dsei, Polo Base de Dourados e as equipes locais.”
Adalberto Araújo Corrêa, representante do Polo Base da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), afirma:
“A telessaúde beneficia não só a comunidade indígena, mas também os profissionais que atuarão no sistema.”
Segundo Pauluzi, a próxima etapa será a capacitação das equipes:
“Após a entrega dos equipamentos, vamos treinar profissionais no uso das ferramentas, técnicas de matriciamento e teleinterconsulta. Em breve, o projeto entrará em operação plena, promovendo atendimento qualificado e contínuo.”
Com a iniciativa, o HU-UFGD/Ebserh reforça seu compromisso com a equidade no acesso à saúde e a valorização da diversidade cultural, aproximando tecnologia e cuidado às comunidades indígenas de Dourados.
Rede Ebserh
O HU-UFGD integra a Rede Ebserh desde setembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh, criada em 2011, administra 45 hospitais universitários federais, unindo atendimento ao SUS, formação profissional e inovação em saúde.
Confira a galeria de imagens:
Veja Também
Últimas Notícias
- Acidente de Trânsito - 10:30 Hospital não informa família após acidente
- Los Angeles - 10:10 Jovem é preso em Campo Grande após movimentar milhões com tráfico e lavar dinheiro como falso empresário
- Emprego - 09:50 Prefeitura abre processo seletivo para contratação temporária de pedreiros e coveiros
- Empregos - 09:37 Jucems ultrapassa 10 mil registros de empresas no ano
- BR-163 - 09:12 Colisão entre 2 carros deixa um morto e mulher ferida em Dourados
- Fundect - 08:50 HU-UFGD amplia cuidado indígena com projeto pioneiro de telessaúde
- Feminicídio - 08:31 Mulher é morta a tiros pelo marido
- Empregos - 08:05 1.494 vagas de emprego na Funsat hoje
- Inovação - 07:50 Senai e Fundect lançam edital para impulsionar inovação industrial em MS
- Vaticano - 07:30 Lula se reúne com papa Leão XIV, pela primeira vez, no Vaticano