Geral
Hospital Universitário da Capital realiza conscientização sobre AVC
Campanha visa informar sobre prevenção, sinais de alerta e tratamento adequado
Quinta-feira, 19 Outubro de 2023 - 12:37 | Redação

O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Humap-UFMS) reforça, neste mês de outubro, a campanha de conscientização sobre a prevenção e o tratamento adequado de pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC) agudo, motivada pelo Dia Mundial de Conscientização do AVC (29/10).
O AVC, popularmente denominado de “derrame”, é uma alteração súbita do fluxo sanguíneo cerebral, em que ocorre comprometimento da oxigenação em alguma região do encéfalo (composto pelo cérebro, cerebelo e tronco encefálico), provocando lesões.
As limitações causadas por um AVC dependem da parte cerebral afetada e do tamanho da lesão, incluindo: alterações e/ou perda dos movimentos e da sensibilidade; alterações na fala; alterações na compreensão; alterações na maneira como a pessoa pensa ou sente o mundo ao seu redor.
O Humap-UFMS é referência para o atendimento de AVC. “Temos uma unidade de AVC com cinco leitos, é uma Unidade de AVC Nível 2, que atende, em média, 55 pacientes por mês. É uma unidade que tem como função o acolhimento dos pacientes na fase aguda, bem como seu tratamento sintomático, a investigação etiológica desses pacientes, e o início de uma terapia de reabilitação”, informa o médico neurologista Gabriel Pereira Braga.
Dados divulgados pelo Ministério da Saúde, indicam que, nos últimos anos, o AVC tem causado mais mortes no Brasil do que os infartos e até mesmo o covid-19. O atendimento em tempo adequado ao paciente com AVC agudo é capaz de reduzir o risco de morte e até mesmo de sequelas. E para que isso seja possível, é necessário que todos (população e profissionais de saúde) conheçam os sinais de alerta.
Últimas Notícias
- Saúde - 17:55 Pacientes com hemofilia têm dificuldade com medicação, mostra pesquisa
- Ciência - 17:37 Ferramenta de IA pode otimizar diagnóstico de enfisema e câncer
- Direitos Humanos - 17:15 Agosto Lilás dedica mês ao combate à violência contra a mulher
- Economia - 16:55 Nível de emprego resiste a impacto do juro alto, dizem especialistas
- Meio ambiente - 16:35 Calor, acidez das águas e pouco alimento ameaçam ecossistemas marinhos
- Economia - 16:15 Tarifaço exclui 44,6% das exportações do Brasil para EUA, informa Mdic
- Saúde - 15:55 Casos de vírus respiratório e Influenza A estão em queda no Brasil
- Direitos Humanos - 15:35 Educação e Bolsa Família ajudaram país a reduzir fome, avalia ministro
- Dia "S" - 15:15 Governo de MS mobiliza servidores a desenvolver ações sustentáveis
- Justiça - 14:55 Após quatro anos de espera, idoso faz cirurgia com apoio da Defensoria