Geral
Hospital de Câncer fará 60 mamografias por dia gratuitamente
Instituição abrirá oficialmente a Campanha Outubro Rosa 2024 no dia 1º de Outubro, às 9h
Quarta-feira, 25 Setembro de 2024 - 14:00 | Redação

A Fundação Carmem Prudente de MS (FCPMS) - Hospital de Câncer de Campo Grande-MS Alfredo Abrão, em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer, abrirá oficialmente a Campanha Outubro Rosa 2024 no dia 1º de Outubro, às 9h. A cerimônia, conduzida pela Diretoria Executiva da FCPMS, marcará o início das ações de conscientização sobre o câncer de mama, a neoplasia que mais afeta e mata mulheres no Brasil e no mundo.
Durante o mês de Outubro, a campanha visa estimular o diagnóstico precoce do câncer de mama. Em colaboração com o Sesc Mulher e as Secretarias de Saúde do Município e do Estado, o Hospital de Câncer oferecerá exames de mamografia gratuitamente de 2 a 31 de Outubro (exceto feriados). Serão distribuídas 60 senhas por dia, destinadas a mulheres entre 40 e 65 anos.
Os exames serão realizados no próprio hospital, localizado na Rua Marechal Rondon, 1053, a partir das 6h. As 60 senhas serão distribuídas por ordem de chegada, sem necessidade de preparo prévio. Para realizar o exame, as pacientes devem apresentar RG, CPF e Cartão SUS.
Outubro Rosa - Promovida anualmente, a campanha preventiva visa compartilhar informações sobre o câncer e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.
O movimento internacional intitulado “Outubro Rosa” nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, com objetivo de salvar vidas, buscando estimular a participação da população na detecção precoce e controle do câncer de mama.
Câncer de mama - O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando tumores. A doença pode evoluir de diferentes formas, algumas com desenvolvimento rápido, outras mais lentamente, com características próprias de cada tumor. Quanto mais cedo a doença é detectada, maiores as chances de cura. No Brasil, o Ministério da Saúde, através do SUS, fornece tratamento integral e gratuito.
Estatísticas Câncer de Mama - De acordo como INCA (Instituto Nacional do Câncer) sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama feminina ocupa a primeira posição mais frequente em todas as Regiões brasileiras. No Brasil estimam-se para cada ano do triênio 2023-2025 serão 73.610 casos novos no Brasil. Esse valor corresponde a um risco estimado de 41,89 casos novos da doença a cada 100 mil mulheres. No Mato Grosso do Sul, o índice do INCA aponta 910 novos casos da doença por ano até 2025.
Últimas Notícias
- Poder Legislativo - 16:53 Assembleia Legislativa declara ponto facultativo o dia 2 de Maio
- Poder Judiciário - 16:15 TJMS estabelece novas regras para credenciamento de leiloeiros e corretores
- Educação - 15:40 Inscrições para o Encceja 2025 terminam nesta sexta-feira
- Evento - 15:13 Campo Grande sedia 3º Congresso de Cidades Digitais e Inteligentes
- Polícia - 14:32 PM prende quatro pessoas por roubos de fios de cobre da Suzano
- Agropecuária - 14:12 Declaração semestral dos rebanhos começa na quinta-feira e segue até 2 de junho
- Sidrolândia - 13:30 PRF apreende 2,1 toneladas de maconha na BR-060
- Ponta Porã - 13:12 Polícia de MS prende foragido da Justiça do PR
- Corumbá - 12:50 Jovem de 19 anos fica ferido em colisão entre carro e motocicleta
- Acidente Fatal - 12:11 Motorista morre após acidente de trânsito na BR-163