Geral
Hospitais de Dourados obtêm reconhecimento da Anvisa
Trabalho visando aumento da segurança da paciente é considerado essencial para avaliação positiva
Domingo, 12 Fevereiro de 2023 - 10:59 | Redação

Três hospitais de Dourados foram classificados em alta conformidade na avaliação das Práticas de Segurança do Paciente. O procedimento é desenvolvido pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância em Sanitária) em parceria com as Vigilâncias do estado e município, tendo o objetivo de promover a cultura de segurança das pessoas atendidas dentro das instituições, por meio de análise sistemática de indicadores.
As unidades hospitalares douradenses classificadas com pontuação superior a 70% foram o Hospital da Cassems, Hospital do Coração e Hospital Evangélico.
A diretora do Núcleo de Vigilância Sanitária de Dourados, Ana Paula Pinto Triches, comenta que a avaliação é um reconhecimento do trabalho dos hospitais e também reflete o trabalho do setor na busca por melhorias. “Desde 2013 estamos trabalhando com muita dedicação e afinco na temática de segurança ao paciente em todas as unidades hospitalares, uma vez que Dourados é o único município do estado pactuado para fazer esse serviço”.
Ana Paula também destaca a importância do “Primeiro Encontro Municipal de Segurança do Paciente para Assistência Hospitalar” para a avaliação positiva. O evento realizado em dezembro de 2022, permitiu que profissionais participassem de um dia de fomento à cultura de segurança do paciente com explanações e palestras.
No total, cinco hospitais sul-mato-grossenses receberam a certificação. Além das unidades douradenses, foram agraciados um de Três Lagoas e outro de Campo Grande.
Alta conformidade - A classificação da Anvisa para a análise destes protocolos é de baixa, média e alta conformidade. São consideradas de Alta Conformidade, unidades que pontuaram acima de 67% nas notas dadas em relação aos protocolos de segurança do paciente.
Últimas Notícias
- Nacional - 19:09 Mega-Sena acumula e prêmio vai para R$ 33 milhões
- Economia - 18:51 Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano
- Política - 18:38 Pec da Blindagem é risco à democracia, avalia Simone Tebet
- Saúde - 18:00 Corumbá divulga cronograma das salas de vacina até 19 de Setembro
- PMA - 17:39 Filhote de jiboia é resgatada em forro de refeitório na Capital
- Agora - 17:00 Funcionário da Solurb é atropelado e morre na Capital
- Prefeitura - 16:50 Com aumento de casos de câncer do colo do útero, Dourados reforça vacinação
- Política - 16:30 PEC altera data da posse do governador de MS para 6 de janeiro
- Poder Público - 16:16 Prefeitura de Três Lagoas realiza reformas em prédios públicos
- Educação - 15:56 SED abre consulta para formação de novo currículo da educação digital