Geral
Guarda Civil registra 57 mil boletins de ocorrência pelo 153
Atendimentos vão desde rondas escolares, registros de ocorrências criminais a salvamento e resgate
Domingo, 22 Outubro de 2023 - 10:51 | Redação

A Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social (SESDES), por meio da Guarda Civil Metropolitana de Campo Grande, recebeu mais de 57 mil ligações via 153 de janeiro até o dia 11 de outubro deste ano. Os atendimentos vão desde rondas escolares, registros de ocorrências criminais a salvamento e resgate de animais. Além disso, as equipes vêm trabalhando com reforço fixo na segurança de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e de 90 das 205 escolas da Reme (Rede Municipal de Ensino) em Campo Grande.
Ainda há equipes especiais de trabalho fazendo o acompanhamento às mulheres vítimas de violência doméstica com o programa Maria da Penha e guardas realizando rondas nas bases operacionais e núcleos espalhados pelas sete regiões da Capital.
Conforme o secretário Especial de Segurança e Defesa Social, Anderson Gonzaga da Silva Assis, nesse período foram realizadas 5.688 rondas escolares, 29.153 boletins de atendimento, 3.749 atendimentos nos terminais de transbordo de passageiros e 454 salvamentos e resgates de animais. As equipes também capturaram 7 foragidos da justiça, apreenderam 5 armas, recuperaram 12 veículos e atenderam 113 ocorrências em área de preservação.
No que diz respeito às ações da Lei Maria da Penha e fiscalização de medida protetiva, o secretário Anderson Gonzaga destaca que foram realizados 583 atendimentos presenciais a vítimas de violência doméstica em Campo Grande.
“A GCM desempenha um papel fundamental no acompanhamento das medidas protetivas concedidas às vítimas. Temos três equipes especializadas que realizam o atendimento diário às mulheres, com duas viaturas à disposição. Após o primeiro atendimento é feito o protocolo de visitas e acompanhamento. Quando acionada, a GCM age de imediato”, disse.
O acompanhamento e monitoramento são realizados por telefone e, quando necessário, de forma presencial. Os atendimentos por telefone somam 401. O padrão de atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica é um grande diferencial da GCM de Campo Grande na prevenção e combate a esse crime.
Últimas Notícias
- Ponta Porã - 19:00 Com itens de contrabando, 24 veículos são apreendidos em operação
- Boliviano transportava droga - 18:45 Cães farejadores encontram mais de 5 kg de cocaína em Corumbá
- Tráfico de drogas - 18:00 Mais de 100 kg de pasta base apreendidas e dupla é presa em flagrante
- Tráfico de drogas - 17:40 Caminhão com mais de 5 toneladas de maconha é apreendido
- Política - 17:24 Audiência tensa tem choro na CPI do Transporte
- Oportunidades - 17:19 Emprega CG realiza ação no Aero Rancho
- Capacitações - 17:15 MS intensifica combate à hanseníase com capacitação na Atenção Primária
- Economia - 17:02 Caixa começa a pagar Bolsa Família de junho
- Corumbá - 16:50 Motorista é indiciado após investigação do acidente na BR-262
- Segurança - 16:25 Governo divulga nota sobre os servidores de MS retidos em Israel