• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto
  • MS Record
  • Rede Record
Arte

Grupo da UEMS apresenta dois espetáculos de dança neste mês

No mês de novembro, o Núcleo de Investigação em Danças Populares Brasileiras da UEMS – vinculado ao curso de Artes Cênicas – apresenta o espetáculo “Terreira” e o estudo coreográfico “Sal”. Ambos os trabalhos são resultados de investigações sensíveis-corporal realizadas em terreiros de umbanda e orientadas pela professora doutora Gabriela Salvador, diretora do grupo.

Os trabalhos cênicos tratam das impressões de cada um dos integrantes do grupo que foram ao terreiro e trouxeram para a cena os atravessamentos sensíveis destes campos de pesquisa.

Segundo a professora Gabriela Salvador, “Terreira” são corpos férteis. “Semeados com imagens, sensações, cheiros e sabores da umbanda; regados com o inconsciente; cultivados em movimentos que dançam em terrenos/terreiros de cultura, resistência e fé. É um espetáculo de danças brasileiras, dançado por brasileiras e brasileiros e pelos mitos e crenças cravados em nosso imaginário e em nossa musculatura”, explica Gabriela Salvador.

Já “Sal”, segundo ela, são “… vestígios de outras eras, camadas, outras almas. Uma mulher, vinda de muito longe, desfila no longo caminho que a tornou cansada. Cansada do peso de tantas vidas que sua herança humana acumula”.

Serviço

Terreira:    Dia 19/11, às 20h no SESC-Cultura (Campo Grande –MS)

                Dia 21/11, às 18h no evento ADOCE-Dança na UUCG da UEMS

Sal:   Dia22/11, às 16h no evento ADOCE-Dança na UUCG da UEMS

         Dia 23/11, às 20h na sede do Teatral Grupo de Risco (Campo Grande-MS)

Veja Também