Geral
Governo pede apoio ao Exército
Quarta-feira, 11 Setembro de 2019 - 11:56 | Redação
O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul decretou estado de emergência e espera receber até amanhã apoio do Exército e dos Ministério da Integração para combater pontos de incêndio. Equipes do Corpo de Bombeiros estão sobrevoando os dez pontos de incêndio só na região do Pantanal onde já existem de equipes fazendo o combate por terra.
O secretário de Meio Ambiente do Estado, Jaime Verruck, anunciou oficialmente o pedido de emergência durante entrevista coletiva quarta-feira durante reunião com a Defesa Civil do Estado, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental e especialista em meteorologia do Governo do Estado.
Devido a falta de chuva e índices baixos de umidade do ar aumentou no número de queimadas e focos de calor no Pantanal de Mato Grosso do Sul, O coordenador da Defesa Civil sul-mato-grossense, coronel Fábio Catarineli, confirmou levantamento de dados para viabilizar o decreto. O ato permite que o governo estadual faça contratações sem passar pelo processo burocrático da licitação
Não há revisão de chuvas para os próximos 15 dias segundo a Coordenadoria de Defesa Civil de Mato Grosso do Sul (Cedec/MS). Conforme relatório da Sala de Situação Integrada, no período de 1º de agosto a nove de setembro deste ano mais de 1 milhão de hectares de vegetação foram destruídos pelas queimadas no Estado. Os focos de calor continuam intensos devido a prolongada estiagem com maior concentração no Pantanal e na Serra da Bodoquena.
O coordenador da Cedec, tenente-coronel Fábio Catarinelli, informou que uma situação de emergência pode ter o apoio de aeronaves. Mato Grosso do Sul bateu o recorde de queimadas detectadas no ano, com 678 pontos – quase o dobro dos 397 da última segunda-feira (9). O Estado ficou atrás apenas do vizinho Mato Grosso, que registrou 772 no dia.
Últimas Notícias
- Economia - 18:08 Fazenda reduz projeção da inflação de 4,9% para 4,8% este ano
- Saúde - 17:35 Governo institui dias de prevenção ao suicídio e à automutilação
- Saúde - 17:19 Primeira etapa do Hospital Regional de Dourados será entregue no dia 29
- Poder Judiciário - 16:55 TJMS forma Facilitadores de Justiça Restaurativa para atuação em escolas
- Oportunidades - 16:32 IFMS abre seleção para reingresso em cursos de especialização
- Sustentabilidade - 16:06 Suinocultura do MS foca na sustentabilidade e debate futuro do setor
- Nacional - 15:55 Prazo para envio de propostas de combate à corrupção vai até dia 30
- Meio Ambiente - 15:39 Aberto período para contribuições de impacto de vizinhança na Capital
- Moda - 15:17 Fashion designer transforma a história de MS em tabuleiro vivo
- Captura - 14:50 Lobo-guará é visto "dando um passeio"