Geral
Governo lança certificação para protetores de animais e ONGs de MS
Programa visa facilitar acesso de protetores de animais a programas estaduais de suporte e bem-estar animal
Sábado, 09 Novembro de 2024 - 16:15 | Redação

O Governo de Mato Grosso do Sul publicou, nesta quarta-feira (6), no Diário Oficial do Estado, a resolução que estabelece a Certificação Estadual de Protetores de Animais (Cepa). A medida, promovida pela Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc), por meio da Superintendência de Políticas Integradas de Proteção à Vida Animal (Suprova), visa organizar e facilitar o acesso de protetores de animais e ONGs a programas estaduais de suporte e bem-estar animal, como o "MS Vida Animal".
Para obter a Cepa, protetores individuais precisam comprovar a proteção de ao menos 10 animais, manter a vacinação dos animais atualizada e não possuir registros de denúncias de maus-tratos. A documentação exigida inclui cópias de documentos pessoais, carteiras de vacinação dos animais, comprovante de residência e fotos do ambiente onde os animais são mantidos. As ONGs devem apresentar CNPJ, carteira de vacinação dos animais, certidões criminais negativas e comprovação de condições adequadas para a guarda dos animais.
Caravana da Castração
Entre os benefícios da Cepa, está a participação na Caravana da Castração, programada para janeiro de 2025. A ação realizará castrações e microchipagem em larga escala, começando pela cidade de Miranda. Segundo o secretário da Setesc, Marcelo Miranda, o objetivo da certificação é formalizar o trabalho de proteção animal e facilitar o acesso a recursos do governo estadual.
O superintendente Carlos Eduardo Rodrigues destaca que o processo de fiscalização incluirá visitas às instalações para garantir o bem-estar dos animais. A Suprova espera realizar cerca de 250 castrações diárias na Caravana, e protetores certificados poderão registrar até três animais em seu CPF, enquanto ONGs poderão cadastrar entre 25 e 30 animais, conforme seu porte.
A análise da documentação para obtenção da Cepa será concluída em até cinco dias após o envio, que deve ser feito por meio de cadastro no site oficial da Setesc: www.setesc.ms.gov.br. Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone (67) 3316-9192.
Veja Também
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Gerson Claro (PP), declarou ponto facultativo na sexta-feira (2 de maio), dia ...
Últimas Notícias
- Projeto de lei - 18:10 Escolas e unidades de saúde deverão comunicar sobre violência virtual
- “Cevar não é Legal” - 17:50 Operação da PMA orienta motoristas em blitz educativa no indubrasil
- Meio Ambiente - 17:15 Curso gratuito da Defesa Civil capacita 100 voluntários em Três Lagoas
- Poder Legislativo - 16:53 Assembleia Legislativa declara ponto facultativo o dia 2 de Maio
- Poder Judiciário - 16:15 TJMS estabelece novas regras para credenciamento de leiloeiros e corretores
- Educação - 15:40 Inscrições para o Encceja 2025 terminam nesta sexta-feira
- Evento - 15:13 Campo Grande sedia 3º Congresso de Cidades Digitais e Inteligentes
- Polícia - 14:32 PM prende quatro pessoas por roubos de fios de cobre da Suzano
- Agropecuária - 14:12 Declaração semestral dos rebanhos começa na quinta-feira e segue até 2 de junho
- Sidrolândia - 13:30 PRF apreende 2,1 toneladas de maconha na BR-060