Geral
Governo de MS cria Grupo de Trabalho para fortalecer doação e transplantes
Iniciativa busca garantir maior integração entre os serviços e otimizar a logística de transplantes
Sábado, 22 Março de 2025 - 15:50 | Redação

A SES (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul) deu um passo estratégico para aprimorar a estrutura de doação e transplantes no Estado. Por meio da Resolução SES/MS nº 348/2025, publicada nesta segunda-feira (17) no Diário Oficial do Estado, foi instituído um GT (Grupo de Trabalho) encarregado da elaboração do Plano Estadual de Doação e Transplantes.
A medida busca diagnosticar e aperfeiçoar os fluxos operacionais da Coordenadoria da CET (Central Estadual de Transplantes), seguindo as diretrizes da Portaria GM/MS nº 5.685/2024, do Ministério da Saúde.
De acordo com Claire Carmen Miozzo, coordenadora da CET/MS e responsável pelo GT, a iniciativa representa um avanço para o sistema de saúde estadual. "Nosso objetivo é aprimorar a eficiência do processo de doação e transplantes, fortalecendo a organização dos fluxos, padronizando protocolos e aperfeiçoando a integração entre os serviços. Com isso, buscamos ampliar o acesso dos pacientes que aguardam por um órgão ou tecido, garantindo ainda mais celeridade e segurança em todas as etapas", destacou.
O GT será composto por profissionais de diferentes áreas da SES, incluindo representantes da SRI (Superintendência de Regulação e Informação em Saúde), da SAS (Superintendência de Atenção à Saúde), da SGE (Superintendência de Gestão Estratégica) e da AUDSUS (Auditoria do SUS). O prazo para a conclusão dos trabalhos é de 60 dias, podendo ser prorrogado conforme necessidade da administração pública.
Além do levantamento sobre o cenário atual, o GT irá propor ações para aprimorar a captação de órgãos, fortalecer a conscientização da população sobre a importância da doação e garantir maior celeridade nos processos burocráticos que envolvem a logística de transplantes. Caso necessário, outros servidores poderão ser convocados para colaborar com as atividades do grupo.
A resolução entrou em vigor na data de sua publicação e reforça o compromisso da SES em aprimorar os serviços de saúde voltados à doação e transplantes, a fim de oferecer aos pacientes uma estrutura cada mais eficiente.
Últimas Notícias
- Corumbá - 18:17 Dois são presos como batedores de carro com 152 kg de drogas
 - Vítima fatal - 17:50 Pintor morre em acidente em rodovia
 - Nova Andradina - 17:37 Vídeo: Namorada descobre mensagens e golpeia namorado com canivete
 - Campo Grande - 17:12 Veja os horários de atendimento nas repartições após redução de expediente
 - Sorte - 16:58 Acumulada, Mega-Sena pode pagar R$ 41 milhões nesta terça-feira
 - Oportunidades - 16:32 Faculdade Insted sedia treinamento gratuito sobre ferramentas da Meta
 - Procura-se - 16:00 Polícia Civil procura "Paraguai" após tentativa de homicídio
 - Moradia - 15:52 Inscrições para o Residencial Antártica terminam às 23h59 desta segunda
 - Clima - 15:30 Mais de 1,1 milhão de raios em 24h
 - Campo Grande - 15:00 Flanelinhas cobram em área pública
 

