Geral
Geração de energia limpa
Quarta-feira, 20 Março de 2019 - 08:35 | Redação
O anúncio da construção da Usina Termelétrica Onça Pintada no município de Três Lagoas (MS), que terá investimentos de R$ 350 milhões e será a primeira usina geradora de energia a partir de biomassa de eucalipto a entrar em operação em Mato Grosso do Sul, vai ao encontro do trabalhado desenvolvido pelo ISI Biomassa (Instituto Senai de Inovação em Biomassa) para oferecer toda a infraestrutura necessárias às indústrias que buscam matrizes energéticas mais limpas e eficientes.
Na avaliação do diretor-regional do Senai, Rodolpho Caesar Mangialardo, é um grande orgulho para a instituição ter um instituto credenciado pela Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) no Estado. “As indústrias de todo o País têm se interessado cada vez mais pelo aproveitamento da biomassa e temos desmitificado esse assunto. Além de realizar parcerias com outros Institutos de Inovação do Senai e com indústrias no desenvolvimento de projetos, envolvendo sustentabilidade, área química e energia renovável com biomassa”, afirmou.
Ele acrescenta que a da UTE Onça Pintada também é uma oportunidade de mostrar às demais indústrias do Estado e do País o potencial do ISI Biomassa quanto ao desenvolvimento de projetos ligados geração de energia, mas também na área química. “O Senai orgulha-se desse Instituto aqui no Estado e precisamos cada vez tornar as empresas competitivas e sustentáveis”, destacou, lembrando que Mato Grosso do Sul tem mais de um milhão de hectares de eucalipto plantados e existe todo um processo para que se busque cada vez mais aproveitar esse maciço florestal, não só na produção de celulose, mas também na produção de energia, que é uma área que vem recebendo investimentos de diversas empresas.
Segundo a diretora do ISI Biomassa, Carolina Andadre, indústrias do segmento da mineração, papel e celulose e outros têm esboçado uma tendência de utilização de novas fontes de energia. “Nesse sentido, o ISI Biomassa pode exercer papel chave, trazendo tecnologia e inovação para o sucesso das indústrias da região no que diz respeito à geração de energia a partir da biomassa, entre elas, a UTE Boca do Onça, já que temos capacidade de desenvolver um projeto para isso”, ressaltou.
Ela reforçou que o ISI Biomassa se coloca à disposição das empresas interessadas em projetos de inovação com foco em energia. “Estamos prontos para apoiar a indústria e contamos com uma excelente infraestrutura, equipamentos modernos e equipe técnica multidisciplinar altamente capacitada para desenvolver esses projetos em parceria com as indústrias”, completou.
Últimas Notícias
- MPT-MS - 19:09 Chapadão do Sul condenado por negligência com segurança do trabalho
- Iguatemi - 18:32 Quatro pessoas presas por furto de caminhão no Paraná
- Justiça - 18:00 Ministro pede explicações sobre escolta de Bolsonaro ao hospital
- MPMS - 17:42 Justiça suspende obras no entorno do Parque dos Poderes na Capital
- UFGD - 17:30 FIT 2025: UFGD disponibiliza catálogo com programação dos espetáculos
- Saúde - 17:13 Lula lembra covid e diz que saúde não tem esquerda ou direita
- Aral Moreira - 16:58 Dupla presa por transportar maconha com destino ao interior de SP
- Ditadura - 16:52 Brasil agradece Argentina por identificar pianista vítima da ditadura
- Mega-Sena - 16:10 Mega-sena acumula e prêmio chega a R$ 25 milhões para a próxima terça
- Educação - 15:52 Inteligência artificial ameaça aprendizado da escrita, alerta autor