Geral
Fundação de Cultura de MS oferece oficinas de artesanato gratuitas
Projeto Artesania, em atuação desde 2007, capacita artesãos de Mato Grosso do Sul
Segunda-feira, 28 Outubro de 2024 - 16:50 | Redação

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, por meio da Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais, promove em novembro três oficinas de aperfeiçoamento voltadas aos artesãos do Estado. As atividades, que fazem parte do projeto Artesania, reúnem em média 15 participantes por oficina e têm como foco criar e manter núcleos de produção artesanal, valorizando os ofícios tradicionais como forma de gerar renda e trabalho nas comunidades.
O projeto Artesania MS busca estruturar a produção artesanal de acordo com o potencial de cada município, resgatando saberes locais e adaptando-os a modelos produtivos que possam competir no mercado. Antes da realização das oficinas, uma equipe técnica da Fundação de Cultura realiza uma análise para identificar as necessidades e oportunidades de cada núcleo, permitindo uma ação específica e eficaz de capacitação.
Oficinas de novembro
Crochê Amigurumi: ministrada por Alexandra Ferreira Sampaio, será realizada em Campo Grande no Centro de Triagem Anizio de Lima, de 04 a 08 de novembro.
Macramê: com Janaina Bassi Gaffuri, ocorrerá em Nova Andradina na Rua Walter Hubacher, 1249, entre os dias 04 e 08 de novembro.
Costura Criativa: conduzida por Luiz Gugliatto, acontecerá no Estabelecimento Penal Feminino de Rio Brilhante.
Capacitação e preservação de técnicas artesanais
O projeto Artesania é composto pelo Programa de Capacitação, que visa ensinar técnicas tradicionais sul-mato-grossenses, utilizando matérias-primas locais, e pelo Programa de Aperfeiçoamento, que melhora o processo de produção, promove o uso de novas matérias-primas e mantém a qualidade dos produtos. Desde sua criação em 2007, o projeto tem consolidado núcleos produtivos no Estado, contribuindo para o desenvolvimento econômico e cultural das comunidades.
A gerente de Desenvolvimento de Atividades Artesanais, Katienka Klain, destaca o impacto do projeto na preservação do artesanato regional. “O projeto Artesania é fundamental para o desenvolvimento artesanal do Estado, pois incentiva e preserva o modo de fazer sul-mato-grossense, garantindo qualidade e competitividade ao trabalho dos artesãos”, afirma Katienka.
Interessados em promover o projeto Artesania em outros municípios podem entrar em contato com a Gerência de Desenvolvimento das Atividades Artesanais pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (67) 3316.9107.
Veja Também
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Gerson Claro (PP), declarou ponto facultativo na sexta-feira (2 de maio), dia ...
Últimas Notícias
- Projeto de lei - 18:10 Escolas e unidades de saúde deverão comunicar sobre violência virtual
- “Cevar não é Legal” - 17:50 Operação da PMA orienta motoristas em blitz educativa no indubrasil
- Meio Ambiente - 17:15 Curso gratuito da Defesa Civil capacita 100 voluntários em Três Lagoas
- Poder Legislativo - 16:53 Assembleia Legislativa declara ponto facultativo o dia 2 de Maio
- Poder Judiciário - 16:15 TJMS estabelece novas regras para credenciamento de leiloeiros e corretores
- Educação - 15:40 Inscrições para o Encceja 2025 terminam nesta sexta-feira
- Evento - 15:13 Campo Grande sedia 3º Congresso de Cidades Digitais e Inteligentes
- Polícia - 14:32 PM prende quatro pessoas por roubos de fios de cobre da Suzano
- Agropecuária - 14:12 Declaração semestral dos rebanhos começa na quinta-feira e segue até 2 de junho
- Sidrolândia - 13:30 PRF apreende 2,1 toneladas de maconha na BR-060