Geral
França, Espanha e Alemanha exigem que Maduro convoque eleições
Domingo, 27 Janeiro de 2019 - 16:50 | Redação
Os governos da Espanha, Alemanha e da França se manifestaram neste sábado(26) em favor de Juan Guaidó, presidente da Assembleia Nacional da Venezuela que se autoproclamou presidente interino do país em substituição a Nicolás Maduro.
Pelo Twitter, o presidente francês Emmanuel Macron declarou que a “o povo venezuelano deve decidir livremente seu futuro” e que a França pode reconhecer Guaidó como presidente enquanto não é realizadas novas eleições para resolver o impasse político na Venezuela.
Em pronunciamento oficial, o primeiro-ministro da Espanha (presidente de governo) Pedro Sánchez estabeleceu prazo de oito dias para que Maduro convoque “eleições justas, livres, transparentes e democráticas”.
Segundo a porta-voz do governo alemão, Martina Fietz, "se as eleições não forem anunciadas no prazo de oito dias, a Alemanha está pronta para reconhecer Juan Guaido como presidente interino”.
Durante a semana, a União Europeia já havia manifestado apoio às novas eleições e apoio à Assembleia Nacional da Venezuela. Brasil, Argentina, Colômbia, Canadá e Estados Unidos já reconheceram Guaidó como presidente.
Aliados de Maduro
México, Cuba, Irã, Turquia declararam apoio a Nícolas Maduro. Rússia e China divulgaram manifestações incisivas contra qualquer intromissão externa na política venezuelana.
Em Caracas, Maduro, que governa a Venezuela desde 2013, tendo sido reeleito em pleito em 2018 sob suspeição, denuncia o que chama de “golpe midiático” contra a Venezuela promovido pelos Estados Unidos. ”Há uma imensa campanha de desinformação e manipulação contra a Venezuela mais uma vez”.
Últimas Notícias
- Solidariedade - 10:35 Família pede ajuda para reconstruir casa
- MPT - 10:10 Alerta para impactos do burnout e de transtornos psíquicos no trabalho
- Arte - 09:50 Festival Mais Cultura da UFMS será realizado de 22 a 27 de setembro
- Poder Judiciário - 09:35 Desembargador de MS tem enunciados aprovados em congresso nacional do STJ
- Dourados - 09:10 Homem é executado com 3 tiros na frente da esposa em Dourados
- Saúde Pública - 08:50 Corumbá solicita UBS Fluvial e Ambulanchas para atender ribeirinhos
- Record TV - 08:39 Rayane Figliuzzi é a primeira Fazendeira da temporada
- Rua da Divisão - 08:25 Motocicleta com quatro jovens bate em poste
- Habitação - 08:13 Pessoas com Microcefalia terão prioridade em programa habitacional
- Infraestrutura - 07:40 Viaduto deve ampliar tráfego