• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Foto da Lagoa Misteriosa de MS conquista prêmio internacional de fotografia

Imagem subaquática registrada no Estado encanta e garante 2º lugar em competição internacional

Sábado, 09 Agosto de 2025 - 15:55 | Redação


Foto da Lagoa Misteriosa de MS conquista prêmio internacional de fotografia
Um Salto no Azul da Lagoa Misteriosa (Foto: Ruver Bandeira)

A beleza única da Lagoa Misteriosa, em Jardim (MS), acaba de ser reconhecida internacionalmente. A foto intitulada “Um salto no azul”, feita pelo fotógrafo subaquático Ruver Bandeira, conquistou o 2º lugar na categoria Underwater Cave do Photo Salon Contest, uma das mais importantes competições mundiais dedicadas à fotografia de cavernas.

O resultado foi anunciado durante o 19º Congresso Internacional de Espeleologia, realizado em julho deste ano na cidade de Belo Horizonte (MG). Além da premiação, a imagem também foi selecionada para compor a exposição oficial do evento, ganhando destaque entre as obras apresentadas por fotógrafos do mundo todo.

Registrada em 2020, a imagem mostra o mergulhador Iago Bernardo em um cenário de tirar o fôlego: as águas cristalinas e azuis da Lagoa Misteriosa, com sua incrível visibilidade e profundidade. 

Essa não é a primeira vez que uma imagem feita na Lagoa Misteriosa se destaca. Em 2022, a foto “O Portal”, também de autoria de Ruver Bandeira, foi eleita “Best Contest” no Campeonato Brasileiro de Fotos Subaquáticas promovido pela ABISUB (Associação Brasileira de Imagens Subaquáticas), sendo a mais bem pontuada entre todas as categorias.

Foto da Lagoa Misteriosa de MS conquista prêmio internacional de fotografia

Localizada em uma dolina com mais de 75 metros de profundidade e envolta por vegetação nativa, a Lagoa Misteriosa é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), protegida por lei. O atrativo oferece duas experiências principais: flutuação e mergulho com cilindro, ambos realizados em águas de visibilidade impressionante, que revelam formações geológicas submersas raras.

Além de sua beleza, a Lagoa é exemplo de turismo responsável. Faz parte do Grupo Rio da Prata, que opera atrativos de ecoturismo no Mato Grosso do Sul, e possui a certificação internacional Climate Positive, o que comprova que a área conserva mais carbono do que emite, contribuindo efetivamente com a preservação ambiental e o combate às mudanças climáticas.

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  meio-ambiente  concurso  jardim  fotografia