• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Força-Tarefa traz agentes de fiscalização de Creas de 11 estados a MS

Fiscais estarão em campo para ação em indústria de celulose e sistemas de geração de energia solar fotovoltaica

Terça-feira, 10 Dezembro de 2024 - 08:08 | Redação


Força-Tarefa traz agentes de fiscalização de Creas de 11 estados a MS
(Foto: Divulgação)
Nos dias 9 e 10 de Dezembro, o Conseho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-MS) recebe o apoio de agentes de fiscalização de 11 estados para a realização da Força-Tarefa Nacional de Fiscalização, cuja atuação estará concentrada nas áreas de celulose e em sistemas de microgeração e minigeração distribuídas de energia solar, em Ribas do Rio Pardo e Campo Grande, respectivamente.
 
Promovida pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), esta é a quarta edição da Força-Tarefa, uma iniciativa voltada ao compartilhamento de conhecimentos entre os agentes de fiscalização, à padronização de procedimentos e ao fortalecimento da eficiência das ações de fiscalização, visando para a segurança da sociedade.
 
Nesta terça-feira, 52 agentes de fiscalização visitarão 44 locais em Campo Grande que utilizam sistemas de micro e minigeração de energia. O objetivo é assegurar que essas instalações, assim como os locais onde as placas estão instaladas, possuam profissionais responsáveis técnicos e, consequentemente, atendam às normas técnicas e garantam segurança aos consumidores.
 
Dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) apontam que Mato Grosso do Sul é o oitavo maior gerador de energia solar do Brasil, com um crescimento de 57% em 2023 e conta com sistemas instalados em todos os seus 79 municípios.
 
A presidente do Crea-MS, Vânia Mello, explica que a ação, que já foi realizada na Bahia, Roraima e Pará, reforça a importância do Sistema Confea/Crea enquanto promotor da segurança da sociedade. “As atividades da engenharia, agronomia e geociências devem ser exercidas exclusivamente por profissionais habilitados. Com o crescimento, tanto dos setores da celulose quanto da energia solar fotovoltaica, a fiscalização é uma ferramenta para garantir qualidade aos serviços e proteção aos consumidores e ao meio ambiente”, pontua.

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  fiscalizacao  engenheiro  forca-tarefa  creas