Geral
Força-Tarefa traz agentes de fiscalização de Creas de 11 estados a MS
Fiscais estarão em campo para ação em indústria de celulose e sistemas de geração de energia solar fotovoltaica
Terça-feira, 10 Dezembro de 2024 - 08:08 | Redação

Nos dias 9 e 10 de Dezembro, o Conseho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-MS) recebe o apoio de agentes de fiscalização de 11 estados para a realização da Força-Tarefa Nacional de Fiscalização, cuja atuação estará concentrada nas áreas de celulose e em sistemas de microgeração e minigeração distribuídas de energia solar, em Ribas do Rio Pardo e Campo Grande, respectivamente.
Promovida pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), esta é a quarta edição da Força-Tarefa, uma iniciativa voltada ao compartilhamento de conhecimentos entre os agentes de fiscalização, à padronização de procedimentos e ao fortalecimento da eficiência das ações de fiscalização, visando para a segurança da sociedade.
Nesta terça-feira, 52 agentes de fiscalização visitarão 44 locais em Campo Grande que utilizam sistemas de micro e minigeração de energia. O objetivo é assegurar que essas instalações, assim como os locais onde as placas estão instaladas, possuam profissionais responsáveis técnicos e, consequentemente, atendam às normas técnicas e garantam segurança aos consumidores.
Dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) apontam que Mato Grosso do Sul é o oitavo maior gerador de energia solar do Brasil, com um crescimento de 57% em 2023 e conta com sistemas instalados em todos os seus 79 municípios.
A presidente do Crea-MS, Vânia Mello, explica que a ação, que já foi realizada na Bahia, Roraima e Pará, reforça a importância do Sistema Confea/Crea enquanto promotor da segurança da sociedade. “As atividades da engenharia, agronomia e geociências devem ser exercidas exclusivamente por profissionais habilitados. Com o crescimento, tanto dos setores da celulose quanto da energia solar fotovoltaica, a fiscalização é uma ferramenta para garantir qualidade aos serviços e proteção aos consumidores e ao meio ambiente”, pontua.
Veja Também
Assembleia Legislativa declara ponto facultativo o dia 2 de Maio
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Gerson Claro (PP), declarou ponto facultativo na sexta-feira (2 de maio), dia ...
Últimas Notícias
- Meio Ambiente - 17:15 Curso gratuito da Defesa Civil capacita 100 voluntários em Três Lagoas
- Poder Legislativo - 16:53 Assembleia Legislativa declara ponto facultativo o dia 2 de Maio
- Poder Judiciário - 16:15 TJMS estabelece novas regras para credenciamento de leiloeiros e corretores
- Educação - 15:40 Inscrições para o Encceja 2025 terminam nesta sexta-feira
- Evento - 15:13 Campo Grande sedia 3º Congresso de Cidades Digitais e Inteligentes
- Polícia - 14:32 PM prende quatro pessoas por roubos de fios de cobre da Suzano
- Agropecuária - 14:12 Declaração semestral dos rebanhos começa na quinta-feira e segue até 2 de junho
- Sidrolândia - 13:30 PRF apreende 2,1 toneladas de maconha na BR-060
- Ponta Porã - 13:12 Polícia de MS prende foragido da Justiça do PR
- Corumbá - 12:50 Jovem de 19 anos fica ferido em colisão entre carro e motocicleta