Geral
Florianópolis enfrenta surto de diarreia
Secretaria Municipal de Saúde disse não saber quem é o agente causador dos casos
Domingo, 08 Janeiro de 2023 - 17:00 | Agência Brasil

Um dos principais destinos turísticos brasileiros, a cidade de Florianópolis enfrenta, nesta temporada de verão, um surto de diarreia de origem ainda desconhecida. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, nos últimos dias, 738 pessoas foram atendidas na rede pública com o desarranjo intestinal.

Na maioria dos casos, os pacientes apresentaram sintomas leves, sem maior gravidade, como vômitos, dores abdominais e diarreia – caracterizada pelo aumento do número de evacuações e pela eliminação de fezes amolecidas ou líquidas.
A região Norte da capital catarinense concentra o maior número (558) de casos, mas a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Sul da ilha, localizada no Campeche, também atendeu a 180 pessoas com as mesmas queixas.
De acordo com a secretaria municipal, o agente causador do surto repentino ainda é desconhecido e os casos registrados estão sendo analisados em busca de um possível elo que aponte a origem do mal-estar.
Segundo o Ministério da Saúde, episódios de desarranjo intestinal costumam ser causados por micro-organismos prejudiciais à saúde (bactérias, vírus, fungos e protozoários) presentes na água ou em alimentos contaminados ingeridos pelas pessoas.
Ainda que, na maioria das vezes, não represente uma grande ameaça, a diarreia pode causar desidratação, levando à morte em casos mais severos. Daí a importância de quem apresente os sintomas ingerir líquidos (água, soro, sopas e sucos) a fim de se manter hidratado e procurar se alimentar adequadamente.
A Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis também orienta os moradores e visitantes da ilha a tomarem muito cuidado com a alimentação, sempre verificando a procedência dos alimentos e bebidas que ingerir, bem como as condições de armazenamento/acondicionamento dos mesmos e evitar a exposição excessiva ao sol e calor e a águas poluídas.
Últimas Notícias
- Corumbá - 18:17 Dois são presos como batedores de carro com 152 kg de drogas
- Vítima fatal - 17:50 Pintor morre em acidente em rodovia
- Nova Andradina - 17:37 Vídeo: Namorada descobre mensagens e golpeia namorado com canivete
- Campo Grande - 17:12 Veja os horários de atendimento nas repartições após redução de expediente
- Sorte - 16:58 Acumulada, Mega-Sena pode pagar R$ 41 milhões nesta terça-feira
- Oportunidades - 16:32 Faculdade Insted sedia treinamento gratuito sobre ferramentas da Meta
- Procura-se - 16:00 Polícia Civil procura "Paraguai" após tentativa de homicídio
- Moradia - 15:52 Inscrições para o Residencial Antártica terminam às 23h59 desta segunda
- Clima - 15:30 Mais de 1,1 milhão de raios em 24h
- Campo Grande - 15:00 Flanelinhas cobram em área pública

