Geral
Falha em equipamento de tercerizada pode ter comprometido sistema
Quinta-feira, 21 Fevereiro de 2019 - 19:59 | Redação
A falha em um dos equipamentos da empresa responsável pelo SNG (Sistema Nacional de Gravames) pode ser uma das causas da queda no sistema, impossibilitando a execução de serviços relacionados à veículos no Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS). Foi o que informou no início da tarde desta quinta-feira (21) o diretor de Tecnologia da Informação do órgão, Robson Roberto Alencar Duarte.
Segundo ele, uma equipe de trabalho tem acompanhado de perto todos os testes para identificar a falha. Ele explica que o SNG permite que instituições financeiras cadastradas, de forma eletrônica, possam registrar diretamente nas bases dos Detrans, a inclusão, alteração, cancelamento ou baixa de gravames restritos à alienação de veículos automotores.
O diretor explicou ainda que esse sistema foi instituído pela Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados (Fenaseg), com a anuência do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
Apesar do serviço ser prestado pela empresa, as comunicações são monitoradas por equipes técnicas do Detran-MS e da Superintendência de Gestão da Informação (SGI). O problema foi detectado na terça-feira (19) após uma queda nos links de comunicação das operadoras. Essa queda ocasionou a suspensão nos serviços do País inteiro, mas estes foram restabelecidos no mesmo dia, o que não ocorreu com Mato Grosso do Sul.
A expectativa é de que o problema seja solucionado ainda hoje, já que os técnicos têm trabalhado em conjunto. No entanto, não há garantias. Enquanto isso, os serviços estão suspensos. O Detran informa ao usuário que, os prazos vencidos nas datas em que o sistema esteve inoperante, não serão levados em conta, evitando prejuízos financeiros com multas e afins.
A emissão de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e outras consultas continuam funcionando normalmente. Entre os serviços suspensos estão a emissão de documentos de veículos, emplacamento, transferências, alienações e desalienações, liberação de veículos apreendidos nos pátios, entre outros.
(Com informações do site de notícias Dourados News)
Últimas Notícias
- Colisão fatal - 18:31 Mãe e filha morrem em acidente
- Sidrolândia - 18:06 Energisa leva serviços e orientações à 6ª edição do Frango no Rolete
- Premiação - 17:52 Suzano é premiada por combater exploração de crianças nas rodovias
- Polícia - 17:39 Trabalhador de 25 anos morre prensado por barcaça em Corumbá
- CNH - 17:17 MP autoriza renovação automática da CNH para motoristas sem infrações
- Saúde - 16:50 Prefeitura amplia programa de monitoramento para pacientes diabéticos em Dourados
- Acidente - 16:30 Carreta bitrem tomba na BR-163 e motorista fica gravemente ferido
- Saúde - 16:16 Novo teste faz diagnóstico de hantavirose em 20 minutos
- Clima - 15:50 Alerta de tempestade na Capital vale até às 9h deste domingo
- Rede MS - 15:30 Rede 360 destaca Natal no Centro

