Geral
Fake News atrapalha investigação da polícia
Quinta-feira, 14 Fevereiro de 2019 - 08:54 | Redação
As Fakes News atrapalham investigação da polícia, ocasionando na demora de um caso. Conforme o delegado Wellington de Oliveira, quando se recebe uma informação é necessário investigar sua fundamentação, conferir a cronologia do crime. "O código processo penal estabelece que algumas pessoas não têm obrigação de falar a verdade, como exemplo, esperar que uma mãe venha a polícia sabendo que você fez alguma coisa errada e fale a verdade. Quem não esta sobre o ‘juramento de falar a verdade’, não precisa falar a verdade", conta Wellington.
Prova deste fato temos casos de homicídio, quando a polícia sabe quem foi o autor, porém testemunhas alegam que não foi ele, pois ele estava em outro lugar. "Por conta desses fatos que temos que avaliar a circunstância, como os fatos ocorreram a cronologia, então tem todo uma mecânica para fazer a investigação", afirma o delegado.
As denúncias anônimas erradas também se classificam como Fake News, recente tivemos um caso recente em Mato Grosso do Sul, a morte do policial militar em Maracaju. “Nessa situação a polícia levou o cidadão para a delegacia e como estava estampado ali uma denúncia de agressão, realizada nas redes sociais, contra o policial, foi registrado ali um boletim de calúnia e difamação", informa o Wellington.
As pessoas que derem informações falsas e entram no inquérito policial representam criminal. "Na investigação e no crime buscamos a verdade real", relata o delegado. “O Fake já é crime, então temos diversos fatos penais que configuram o Fake News,calúnia, difamação, injúria ou até mesmo falso testemunho", relata o delegado Wellington. Durante a operação se for confirmado um falso relato a pessoa deixa de ser vítima e se torna o autor.
Últimas Notícias
- Esporte - 20:02 Corumbá e Dourados são campeões da Liga MS de Voleibol 2023
- Omissão de Cautela - 19:50 Idosa procura polícia após ser atacada por três cachorros
- Economia - 19:33 PIB do terceiro trimestre superou expectativas, avaliam Tebet e Haddad
- Economia - 19:09 Unidade Móvel da Energisa oferece negociação de dívidas
- Governo do Estado - 18:59 Fiems comemora decisão do governo de MS sobre ICMS para 2024
- Política - 18:39 PGR insiste para que Meta entregue vídeo postado por Bolsonaro
- Audiência judicial - 18:12 Mãe de Sophia: 'Eu não mataria minha própria filha'
- Saúde - 17:51 Médico dá dicas sobre como agir em situações de engasgos
- Aquidauana - 17:30 Ponto de drogas a 50 metros de escola é desmantelado
- Três Lagoas - 17:11 Cultura realiza encerramento do ano com a peça “A Tragédia dos Malfalados"