Geral
Fake News atrapalha investigação da polícia
Quinta-feira, 14 Fevereiro de 2019 - 07:54 | Redação
As Fakes News atrapalham investigação da polícia, ocasionando na demora de um caso. Conforme o delegado Wellington de Oliveira, quando se recebe uma informação é necessário investigar sua fundamentação, conferir a cronologia do crime. "O código processo penal estabelece que algumas pessoas não têm obrigação de falar a verdade, como exemplo, esperar que uma mãe venha a polícia sabendo que você fez alguma coisa errada e fale a verdade. Quem não esta sobre o ‘juramento de falar a verdade’, não precisa falar a verdade", conta Wellington.
Prova deste fato temos casos de homicídio, quando a polícia sabe quem foi o autor, porém testemunhas alegam que não foi ele, pois ele estava em outro lugar. "Por conta desses fatos que temos que avaliar a circunstância, como os fatos ocorreram a cronologia, então tem todo uma mecânica para fazer a investigação", afirma o delegado.
As denúncias anônimas erradas também se classificam como Fake News, recente tivemos um caso recente em Mato Grosso do Sul, a morte do policial militar em Maracaju. “Nessa situação a polícia levou o cidadão para a delegacia e como estava estampado ali uma denúncia de agressão, realizada nas redes sociais, contra o policial, foi registrado ali um boletim de calúnia e difamação", informa o Wellington.
As pessoas que derem informações falsas e entram no inquérito policial representam criminal. "Na investigação e no crime buscamos a verdade real", relata o delegado. “O Fake já é crime, então temos diversos fatos penais que configuram o Fake News,calúnia, difamação, injúria ou até mesmo falso testemunho", relata o delegado Wellington. Durante a operação se for confirmado um falso relato a pessoa deixa de ser vítima e se torna o autor.
Últimas Notícias
- Congresso - 16:55 Projeto Inovador 2025 abre inscrições no Mato Grosso do Sul
- Cultura - 16:38 MIS recebe exposição em homenagem aos 125 anos de nascimento de Lídia Baís
- Motoristas - 16:10 Proprietários de veículos com placa final 3 devem desconsiderar a guia
- Economia - 15:00 Senadora quer isenção de reserva legal para pequenas propriedades rurais
- Record TV - 14:00 Autora descreve diferenças entre as fases da vida de Paulo, O Apóstolo
- Meio Ambiente - 13:00 Com 10 mil análises por mês, laboratório monitora tratamento do esgoto
- Saúde - 12:12 Gestante consegue na Justiça remédio para manter gravidez de alto risco
- Especial - 11:00 Produção de urucum fortalece vínculo entre mãe e filha no campo
- Cultura - 10:00 Sesc Teatro Prosa apresenta documentário sobre futebol feminino
- Superação - 09:00 Gabrielly viu seu filho nascer com 930 g