Geral
Fake News atrapalha investigação da polícia
Quinta-feira, 14 Fevereiro de 2019 - 07:54 | Redação
As Fakes News atrapalham investigação da polícia, ocasionando na demora de um caso. Conforme o delegado Wellington de Oliveira, quando se recebe uma informação é necessário investigar sua fundamentação, conferir a cronologia do crime. "O código processo penal estabelece que algumas pessoas não têm obrigação de falar a verdade, como exemplo, esperar que uma mãe venha a polícia sabendo que você fez alguma coisa errada e fale a verdade. Quem não esta sobre o ‘juramento de falar a verdade’, não precisa falar a verdade", conta Wellington.
Prova deste fato temos casos de homicídio, quando a polícia sabe quem foi o autor, porém testemunhas alegam que não foi ele, pois ele estava em outro lugar. "Por conta desses fatos que temos que avaliar a circunstância, como os fatos ocorreram a cronologia, então tem todo uma mecânica para fazer a investigação", afirma o delegado.
As denúncias anônimas erradas também se classificam como Fake News, recente tivemos um caso recente em Mato Grosso do Sul, a morte do policial militar em Maracaju. “Nessa situação a polícia levou o cidadão para a delegacia e como estava estampado ali uma denúncia de agressão, realizada nas redes sociais, contra o policial, foi registrado ali um boletim de calúnia e difamação", informa o Wellington.
As pessoas que derem informações falsas e entram no inquérito policial representam criminal. "Na investigação e no crime buscamos a verdade real", relata o delegado. “O Fake já é crime, então temos diversos fatos penais que configuram o Fake News,calúnia, difamação, injúria ou até mesmo falso testemunho", relata o delegado Wellington. Durante a operação se for confirmado um falso relato a pessoa deixa de ser vítima e se torna o autor.
Últimas Notícias
- Cultura - 16:12 Laboratório de projetos de curtas recebe inscrições até domingo
- Economia - 15:51 Mês das Crianças: preço da bicicleta tem variação de até 122% na Capital
- Campão Cultural - 15:37 Abertas as inscrições para artistas no 3° Festival Campão Cultural
- Apostadores - 15:09 Mega-Sena sorteia nesta sexta-feira prêmio acumulado em R$ 25 milhões
- Educação - 14:50 Alunos de Aparecida do Taboado são premiados em feira de ciências do IFMS
- Política - 14:38 Com taxação de ricos, faixa de isenção do IR pode passar de R$ 5 mil
- Oportunidades - 14:00 Concurso unificado: prazo para envio de títulos termina hoje
- Amplavisão - 13:50 Os equívocos e desencontros da derrota de Beto Pereira, por Manoel Afonso
- Investigação - 13:38 Após ser baleada na cabeça, mulher morre na Santa Casa
- Outubro Rosa - 13:00 Ação 'Se Toca Empreendedora!' arrecada doações para o Hospital do Amor