Geral
Evento sobre Direito Ambiental reunirá Ministros em Bonito
Segunda-feira, 09 Setembro de 2019 - 06:08 | Redação
De 12 a 14 de setembro, a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) realizará em Bonito o 3° Curso Nacional Direito Ambiental da Flora. A cidade sul-mato-grossense foi escolhida para sediar a capacitação por ter o maior potencial turístico de MS. O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e o ministro Herman Benjamin (STJ), diretor-geral da Enfam, já confirmaram presença.
O curso será ministrado com apoio do Tribunal de Justiça de MS, por meio de parceria da Enfam com a Escola Judicial de MS (Ejud-MS), para 50 magistrados federais e estaduais, atuantes em matéria ambiental, em um total de 24 horas-aula, e integra o programa de formação continuada e será computado para fins de vitaliciamento e promoção na carreira.
O objetivo do curso é que os participantes identifiquem e analisem aspectos jurídicos, científicos e práticos da legislação ambiental, especialmente quanto às leis de Política Nacional do Meio Ambiente e dos Crimes Ambientais, ao Sistema Nacional de Unidades de Conservação, e à tutela da Floresta Amazônica e do Cerrado.
As conferências magnas de abertura serão ministradas por Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente, e pelo presidente do Tribunal de Justiça de MS, Des. Paschoal Carmello Leandro. Um estudo de meio será coordenado, durante o evento, pela juíza Joseliza Alessandra Vanzela Turine.
Serão presidentes de mesa de debates os desembargadores Sérgio Fernandes Martins, Corregedor-Geral de Justiça de MS; Elizabete Anache, Corregedora-Adjunta de MS; Alexandre Bastos, vice-diretor da Escola Judicial de MS; e Marcos José de Brito Rodrigues, Ouvidor Judiciário de MS.
O encerramento do curso será responsabilidade dos desembargadores Júlio Roberto Siqueira Cardoso, diretor-geral da Escola Judicial de MS; e José Lunardelli, diretor da Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região – EMAG.
O diretor-geral da Ejud-MS, Des. Júlio Roberto Siqueira Cardoso, destacou que é a primeira vez que Mato Grosso do Sul sedia um evento dessa magnitude, com a presença de magistrados de todo o país e palestrantes de renome internacional.
“Teremos em terras sul-mato-grossenses um ministro de Estado e um ministro do Superior Tribunal de Justiça, além de magistrados das justiças estadual e federal, e trataremos de questões jurídicas complexas e dos desafios da estrutura da especialização. Estamos confiantes que esse curso será um marco na discussão do direito ambiental, tornando-se referência para todo o país. A Ejud-MS está empenhada em auxiliar para que o curso seja memorável”, ressaltou o diretor-geral da Ejud.
Últimas Notícias
- Tecnologia - 11:30 Seis formas de impulsionar empresas em 2026 com IA e novas tecnologias
- Saúde - 11:04 Prefeitura realiza internação involuntária para proteger cidadão em situação de rua
- Nacional - 10:50 Governo diz que conectará 100% das escolas até fim de 2026
- Reconhecimento - 10:31 Tribunal de Justiça de MS conquista Selo Prata no Prêmio CNJ de Qualidade 2025
- Jusriça - 10:00 Defensoria garante que mulher deixe de ser acusada por suposto aborto
- Cultura - 09:36 'Transformadas': Coletânea de superação chega à Capital com noite de autógrafos
- Recesso - 09:00 Recesso de fim de ano na Prefeitura é definido por decreto
- Programação - 08:27 Jardim de Natal será inaugurado em 12 de dezembro com atrações para toda a família
- Desigualdade Social - 08:00 Mais de 8,6 milhões deixam pobreza; Brasil tem melhor nível desde 2012
- Atenção - 07:00 Receita alerta para falsas cobranças com nome e CPF do contribuinte

