Geral
Escolas recebem treinamento do Bope para situações emergencias
Intenção é capacitar profissionais de todas as escolas do Estado de forma progressiva
Quarta-feira, 19 Abril de 2023 - 17:56 | Redação

Está em andamento uma capacitação feita Batalhão de Operações Policiais Especiais, o Bope, nas escolas públicas e particulares de Mato Grosso do Sul. Os policiais estão treinando os profissionais dos estabelecimentos de ensino para situações emergenciais que demandem condutas específicas de segurança no ambiente escolar.
O trabalho começou na sexta-feira passada, dia 14, e até agora foram visitadas seis escolas entre particulares, estaduais e municipais. Serão dois dias de treinamento no Bope. Todas as escolas do Estado serão atendidas de forma progressiva.
O treinando de funcionários feito pelo Bope está entre as ações estratégicas do Plano de Gestão de Risco e Segurança nas unidades educacionais, desenvolvido pelo Governo do Estado. Policiais Militares também receberão treinamento destinado à prevenção, interrupção, mitigação e resposta às ocorrências de crises policiais em unidades de ensino.
Inicialmente, policiais visitam as unidades escolares para detectarem nos espaços físicos se existe possibilidade de melhoria na segurança predial. Tendo sido realizada a averiguação dos espaços, na semana seguinte começa o treinamento para os funcionários das escolas. Todas as unidades serão atendidas deforma progressiva.

O tenente- coronel do Bope, Roberson Souza, chefe da Enep (Equipe de Negociação Policial), explicou que as escolas irão selecionar alguns profissionais e este irão replicar aos demais o que será apendido na formação. "Vamos abordar diversos temas, entre eles, evacuação, segurança predial, contato de emergência, identificação de possíveis potenciais de violência, controle de acesso, além de tirar duvidas", explicou o tenente-coronel do Bope, Roberson Souza, chefe da equipe de negociação policial.
A vigilância e o acompanhamento das escolas já são realizados pelas forças de segurança e por outras entidades. No entanto, durante um determinado período diversos órgãos da estrutura de segurança pública e educação (município, estado e união) estarão de prontidão no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), que vai funcionar 24h junto ao Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops).
Veja Também
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Gerson Claro (PP), declarou ponto facultativo na sexta-feira (2 de maio), dia ...
Últimas Notícias
- Décimo terceiro - 07:20 Aposentados do INSS que ganham mais que o mínimo começam a receber 13º
- Briga por ciúmes - 07:00 Briga termina com um esfaqueado na capital
- Projeto de lei - 18:10 Escolas e unidades de saúde deverão comunicar sobre violência virtual
- “Cevar não é Legal” - 17:50 Operação da PMA orienta motoristas em blitz educativa no indubrasil
- Meio Ambiente - 17:15 Curso gratuito da Defesa Civil capacita 100 voluntários em Três Lagoas
- Poder Legislativo - 16:53 Assembleia Legislativa declara ponto facultativo o dia 2 de Maio
- Poder Judiciário - 16:15 TJMS estabelece novas regras para credenciamento de leiloeiros e corretores
- Educação - 15:40 Inscrições para o Encceja 2025 terminam nesta sexta-feira
- Evento - 15:13 Campo Grande sedia 3º Congresso de Cidades Digitais e Inteligentes
- Polícia - 14:32 PM prende quatro pessoas por roubos de fios de cobre da Suzano