Geral
Escola deve alertar Conselho quando aluno atingir 30% do limite de faltas
Sábado, 12 Janeiro de 2019 - 10:39 | Redação
Foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro a Lei 13.803, de 2019, que determina a notificação imediata aos conselhos tutelares, no caso de faltas escolares de alunos dos ensinos fundamental ou médio que ultrapassarem em 30% o percentual permitido pela legislação em vigor.
Até então, o procedimento era previsto somente quando o número de faltas ultrapassa o limite em 50%. Pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB – Lei 9.394, de 1996), um aluno não pode ser aprovado caso apresente uma quantidade de faltas superior a 25% das horas-aula dadas no ano letivo. A legislação também determina que cada escola tem a obrigação de acompanhar a frequência de seus alunos durante todo o ano letivo, de acordo com o planejamento estabelecido pela respectiva secretaria de Educação, notificando os pais e o Conselho Tutelar no caso de faltas reiteradas.
O projeto que altera a atual legislação (PLC 89/2018) é da deputada federal Keiko Ota (PSB-SP), com parecer favorável da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) apresentado pelo senador Cristovam Buarque (PPS-DF). Para ele, o Estado precisa se antecipar ao problema no sentido de reduzir o número de faltas e, com isso, combater a repetência e a evasão escolar.
A matéria foi aprovada no Plenário do Senado em dezembro do ano passado.
Últimas Notícias
- A Fazenda - 09:50 Créo Kellab, Fabiano Moraes e Will Guimarães estão na sexta Roça de A Fazenda 17
- Coxim - 09:35 Vídeo: Homem tenta escapar após audiência em Coxim
- Habitação - 09:10 Campo Grande lança “Sonho Seguro” com foco em moradia
- Campo Grande - 08:52 Farmácia é flagrada vendendo psicotrópicos sem autorização
- Trabalhador - 08:35 Funsat divulga 1.463 vagas de emprego nesta quinta-feira
- Oportunidades - 08:08 Grupo Pereira inaugura Central de Vagas para acelerar contratações no setor
- Esquema Criminoso - 07:45 Operação prende sete por furto de cabos
- Dourados - 07:15 Dourados terá voos seis vezes por semana
- Solidariedade - 07:00 Feirão da AACC/MS está de volta com produtos ao preço único de R$ 5,00
- Charges - 06:56 Radares voltam a funcionar em Campo Grande a partir de 1º de novembro

