Geral
Equipes monitoram e atendem famílias de macacos bugios no Pantanal
Animais não precisaram ser resgatados, mas receberam uma plataforma alimentar e serão monitorados
Domingo, 30 Junho de 2024 - 09:11 | Redação

O Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal (Gretap) encontrou três famílias de macacos bugios em pontos diferentes na região do Paraguai Mirim e Castelo. Eles não precisaram ser resgatados, mas receberam uma plataforma alimentar e serão monitorados.
“Muitas vezes precisamos fazer o atendimento direto, ou seja, com remoção e resgate em função dos animais estarem feridos, mas em outros casos não é necessário. Encontramos estas três famílias de macacos bugios em pontos diferentes, onde o fogo já tinha passado. Neste momento o foco foi oferecer as condições mínimas nutricionais, para sua sobrevida”, afirmou coordenadora operacional do Gretap, Paula Helena Santa Rita.
A coordenadora que é bióloga e médica veterinária destacou que neste período ocorre a reprodução dos macacos na região. Também são instaladas câmeras justamente para monitorar estes animais à distância. Na última ação o grupo percorreu a área a pé atrás de animais que estivessem feridos, mas não precisou fazer resgates.

“Para realizar este trabalho também precisamos contar com o apoio da população local, os ribeirinhos são nossos olhos aqui na região e sempre nos avisam onde temos que atuar para prestar este atendimento a fauna”, afirmou Paula Helena.
O Gretap continua o trabalho de monitoramento, resgate e atendimentos aos animais silvestres da região do Pantanal, que estão próximos aos incêndios florestais. O grupo surgiu de um esforço do Governo do Estado, em parceria com entidades privadas e terceiro setor.
Fazem parte do Gretap a Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), PMA (Polícia Militar Ambiental), UCDB, Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente), IHP (Instituto Homem Pantaneiro), entre outros.
As ações do grupo são acompanhadas, registradas e divulgadas na internet por um projeto chamado Mídia Ciência, realizado pela Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) em parceria com a Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul). O conteúdo é compartilhado pelo integrante do projeto Bruno Moser, que acompanha o Gretap em campo.
(Fonte: Assessoria de imprensa do governo de MS)
Últimas Notícias
- Seguranca Pública - 18:09 Missão Brasil–Itália fortalece a inteligência penitenciária no Estado
- Mato Grosso do Sul - 17:39 Ações integradas para impulsionar o desenvolvimento social e econômico
- Proteção - 17:19 Projeto Cartório 60+ é apresentado em encontro para idosos na Capital
- Educação - 16:47 Busca ativa melhora indicadores nas escolas estaduais de MS
- Agropecuária - 16:09 Produtores devem fazer declaração e atualização de rebanhos até o dia 1º
- Poder Legislativo - 15:42 Projeto autoriza venda de spray como instrumento de defesa das mulheres
- Tráfico - 15:15 Traficante é preso após atear fogo em veículo carregado de maconha
- Investigação - 14:34 Identificado competidor que morreu durante evento ciclístico em MS
- Violência - 14:05 Briga por ciúmes termina em morte
- Esporte - 13:39 Time feminino de Campo Grande é campeão da 1ª Copa Society da Assomasul

