Geral
Equipes da Sesau farão busca ativa de criadouros do Aedes em residências
Quarta-feira, 06 Fevereiro de 2019 - 10:17 | Redação
A Prefeitura de Campo Grande por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) convocou todos os profissionais das Equipes de Atenção Básica e de Vigilância em Saúde a realizarem busca ativa de criadouros e focos de Aedes Aegypti em todos os imóveis no período de 11 a 22 de fevereiro. A convocação foi publicada na edição desta quarta-feira (06) no Diogrande, na página 13.
A Sesau conta com 198 equipes nas unidades básicas de saúde (UBS) e de saúde da família (UBSF), aproximadamente 3280 profissionais, entre agentes comunitários de saúde, enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos, e de 426 agentes de combate de endemias. Eles trabalham em conjunto e agora devem vistoriar todos os imóveis e orientar moradores, fazer a busca ativa para eliminar criadouros do mosquito que transmite a dengue, zika e chicungunha.
O documento publicado no Diogrande leva em consideração que no último Levantamento de Índice Rápido para Aedes Aegypti – LIRAa, realizado no período de 14 a 18 de janeiro, em 91,3% dos extratos da pesquisa tiveram Índice de Infestação Predial (IPP) acima do recomendado pelo Ministério da Saúde que é de até 1%.
O secretário de Saúde, Marcelo Vilela, explica que a convocação é para diminuir a incidência do Aedes. “Estamos entrando num período crítico com o início de muita chuva e calor associados, que são fatores essenciais para a proliferação do mosquito. Precisamos trabalhar em conjunto para eliminar todos estes criadouros e diminuir os casos de doenças transmitidas pelo Aedes”, disse.
Até janeiro deste ano, foram notificados 2338 casos de dengue, 45 de zika e 40 de chikungunya. Em janeiro do ano passado (2018), foram notificados 374 casos de dengue, 27 de chikungunya e 22 de zika.
A superintendente de Vigilância em Saúde, Veruska Lahdo, esclarece que a participação da população nesta mobilização é muito importante. “Se cado morador fizer a sua parte na sua casa, com certeza conseguiremos diminuir os focos do mosquito e impedir um crescimento elevado dos casos das doenças”.
Últimas Notícias
- Prefeitura - 18:09 Dourados define horário de funcionamento no período de natal e ano novo
- Mato Grosso do Sul - 17:55 Recupera - MS apoia empresas em processo de recuperação judicial
- Direitos Humanos - 17:35 Número de falantes de línguas indígenas aumenta quase 50% em 12 anos
- Inflação - 17:15 Prévia da inflação marca 0,18% em outubro; alimentos caem pelo 5º mês
- Povos Originários - 16:55 IBGE: 391 etnias indígenas falam 295 línguas no Brasil
- Agricultura - 16:35 AgroIntegra CG amplia apoio à agricultura familiar urbana
- Agraer - 16:07 Agricultura familiar vive momento de relevância com sistema agroflorestal
- Dourados - 15:50 Policlínica Cone Sul será entregue segunda-feira em Dourados
- Justiça - 15:04 Ausência em audiência não implica renúncia de vítima, aprova CDH
- Oportunidades - 14:57 Leilão eletrônico do TJMS disponibiliza mais de 11 mil itens e veículos

